Festival Internacional de Percussão de Curitiba apresenta concertos e workshops com craques do ritmo 10/11/2023 - 09:46

Curitiba recebe, entre os dias 18 e 26 de novembro, a 7ª edição do FIP – Festival Internacional de Percussão de Curitiba. Sob a direção e curadoria de Vina Lacerda, o evento traz uma série de concertos, workshops e palestras, além de uma programação educativa gratuita que antecede o festival. A programação completa pode ser conferida em www.fipcuritiba.com.br.

O destaque da edição são os dois concertos em parceria com a Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná, que acontecerão nos dias 22 e 23 de novembro, com entrada gratuita. Solistas e compositores participarão de um concerto voltado ao pandeiro brasileiro em uma produção inédita no Brasil. Na sequência, nos dias 24, 25 e 26, o Teatro Cleon Jacques recebe os concertos com o percussionista Bruno Oliveira, o Duo Mitre, formado pelas irmãs Luísa Mitre (piano) e Natália Mitre (vibrafone e percussão), o projeto Pandeirada Orquestra, que tem como foco o pandeiro brasileiro e, por último, se apresenta a percussionista e compositora argentina Mariana Baraj. Os ingressos estão à venda no Sympla.

O FIP Curitiba é um dos poucos festivais no Brasil dedicados à percussão e um dos mais importantes do gênero no Sul do país. Desde sua primeira edição, em 2016, promove projetos artísticos, concertos e atividades voltados à formação de plateia, educação musical e ao desenvolvimento de crianças, jovens e adultos. O projeto é realizado com recursos do programa de apoio e Incentivo à Cultura Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba com incentivo do Instituto Joanir Zonta @redecondor.

Workshops
Além dos concertos, fazem parte da programação do FIP workshops gratuitos que serão realizados no Conservatório de MPB de Curitiba e na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – Campus FAP. Os encontros acontecem entre os dias 17 e 25 com o Pandeirada Orquestra, Vina Lacerda, Bruno Oliveira, Mariana Baraj e Luiz Guello. No dia 21, na Unespar, acontece um bate-papo com os compositores Caito Marcondes, Tim Rescala, Leonardo Gorosito e Rafael Alberto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do email fipcuritiba@gmail.com, as vagas são limitadas.

Ações educativas
O FIP conta também com uma série de atividades de musicalização e ações socioeducativas, que acontecem entre 28 de outubro e 18 de novembro em diversos locais da cidade. Com foco em crianças, jovens e adultos, as ações são realizadas pelos músicos e educadores Halanna Aguiar, Otton Lenon, Alexandre Cabeça, Luan Clarindo e Matheus Vicari.

Sobre o FIP
O FIP – Festival Internacional de Percussão de Curitiba é uma ação cultural plurilateral que oferece à comunidade curitibana uma diversidade de atividades ligadas à música. Realiza uma produção de alcance local, nacional e internacional através da produção de um festival de música que oferece atividades como palestras, oficinas, workshops e concertos à comunidade. Desde sua primeira edição promove projetos artísticos, concertos e atividades educacionais voltados à formação de plateia, à educação musical e ao desenvolvimento amplo da comunidade, de músicos, crianças, jovens e adultos.

Concertos
Dias 22/11 e 23/11, às 20h
Pandeiradas – concerto com a Orquestra Filarmônica da UFPR e Solistas. Entrada gratuita.
Onde: Teatro da Reitoria (Rua XV de Novembro, 1299 – Centro)
Dia 24/11, às 20h
Concerto com Bruno Oliveira
Dia 25/11, às 20h
Concerto com Duo Mitre
Dia 26/11, às 11h
Concerto com Pandeirada Orquestra
Dia 26/11, às 19h
Concerto com Mariana Baraj

Workshops
Inscrições gratuitas através do email fipcuritiba@gmail.com, as vagas são limitadas.
Dia 17/11, às 19h
Workshop com Pandeirada Orquestra
Dia 18/11, às 10h
Workshop com Vina Lacerda