Festival no Largo da Ordem celebra tradições populares brasileiras 31/05/2023 - 13:56

Nesta quinta-feira (1º/6), haverá inteiro de celebração das tradições populares no coração do Setor Histórico da cidade. O Memorial de Curitiba, a Casa Hoffmann e o Solar da Cultura, unidades da Fundação Cultural de Curitiba, serão palco de apresentações gratuitas, exposições, oficinas, vivências e rodas de conversa, tudo voltado para a divulgação e valorização da capoeira, do fandango, do boi de mamão, da congada e das artes indígenas e quilombolas.

A iniciativa faz parte do 2º Festival de Culturas Tradicionais, organizado pela Olaria – Projetos de Arte Educação, por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Prefeitura e da Fundação Cultural de Curitiba. O festival é um evento que celebra as expressões artísticas e culturais que compõem o rico mosaico da cultura popular brasileira. Das ruas para o museu, arte urbana de Cláudio Ise e Michael Devis é exposta em Curitiba. As festividades têm início às 9h, no Memorial de Curitiba, com apresentação do Boi de Mamão, da Associação Mandicuera. O espetáculo cheio de cores, músicas e danças típicas promete encantar pessoas de todas as idades.

Ao longo do dia, as atividades se desenrolarão nos três espaços, envolvendo artistas, grupos e comunidades que se dedicam a manter viva a tradição e o espírito festivo das festas juninas.

A programação conta ainda com oficinas que exploram os ritmos e passos da capoeira, do fandango. O público entrará em contato com histórias e lendas por trás das congadas e poderá apreciar exposições de arte indígena e quilombola, e ainda terão a chance de participar de rodas de conversa que abordam a importância dessas manifestações para a identidade cultural do Brasil. O festival se encerra por volta das 21h. Todas as atividades são gratuitas.

Confira a programação:
2º Festival de Culturas Tradicionais
Memorial de Curitiba (R. Claudino dos Santos, 79)
Apresentações
9h – Boi de Mamão da Associação Mandicuera
10h – Fandango do Grupo Mestre Eugênio
11h – Orquestra de Berimbaus do Grupo Zimba
13h – Roda de Mestres e Troca de Saberes
14h – Boi de Mamão da Associação Mandicuera
15h – Fandango do Grupo Mestre Eugênio
16h – Orquestra de Berimbaus do Grupo Zimba
17h – Cortejo