Filme brasileiro “A Flor do Buriti” ganha prêmio no Festival de Cannes 26/05/2023 - 17:23

O filme “A Flor do Buriti” (2023), dirigido por Renée Nader Messora e João Salaviza, produzido por Julia Alves e Ricardo Alves Jr., produzida pela Entre Filmes, foi premiado nesta sexta-feira (26), no Festival de Cannes. O filme recebeu o Prix d'ensemble (Melhor Equipe) da sessão Un Certain Regard (Um Certo Olhar), concedido pelo júri presidido pelo ator americano John C. Reilly e com as presenças da atriz belga Émilie Dequenne, do diretor cambojano-francês Davy Chou, da atriz alemã Paula Beer e da diretora francesa Alice Winocour. 

“A Flor do Buriti” teve a sua estreia mundial no dia 23 de maio e foi ovacionado por mais de 10 minutos após a emocionante exibição. A obra trata da luta pela terra empreendida pela comunidade indígena dos Krahôs e as diferentes formas de resistência implementadas por eles na aldeia Pedra Branca, em Tocantins. A Ministra dos Povos Originários Sonia Guajajara faz parte do elenco.

Em toda a história da mostra Um Certo Olhar, o Prix d'ensemble foi concedido em apenas outras duas edições: em 2014, para “Party Girl”, e em 2021, para “A Boa Mãe”, ambas produções francesas.

“A Flor do Buriti” é uma produção luso-brasileira da Entre Filmes e da Karõ Filmes e será distribuído no Brasil pela Embaúba Filmes.

Sinopse
Em 1940, duas crianças do povo indígena Krahô encontram na escuridão da floresta um boi perigosamente perto da sua aldeia. Era o prenúncio de um violento massacre, perpetuado pelos fazendeiros da região. Em 1969, durante a Ditadura Militar, o Estado Brasileiro incita muitos dos sobreviventes a integrarem uma unidade militar. Hoje, diante de velhas e novas ameaças, os Krahô seguem caminhando sobre sua terra sangrada, reinventando diariamente as infinitas formas de resistência.