Filme de Bruno Barreto rodado em Curitiba estreia na Netflix em 2024 05/06/2023 - 14:55

Jessica Herlain*

Lindas, charmosas, inteligentes e super descoladas. Essa é a descrição das personagens do novo filme de Bruno Barreto, “Traição entre Amigas”. O longa, com cenas já gravadas em Nova York, também foi rodado no Paraná: em ruas da cidade histórica de Morretes e em locais icônicos de Curitiba, como a Ópera de Arame e o Parque Barigui.

Adaptação do livro homônimo de Thalita Rebouças, o filme conta a história de Luiza e Penélope, duas amigas que se conhecem em um curso de teatro e ficam “amigas de infância” desde então. A trama principal gira ao redor da traição que estampa o título do longa: quando uma das amigas acaba ficando com o garoto que a outra gosta, coloca a amizade em risco.

Bruno Barreto, diretor de filmes importantes como “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1976) e “O que é Isso, Companheiro?” (1997) comentou sobre a diferença de gravar em São Paulo e em Curitiba. “Curitiba é talvez o maior celeiro de atores do Brasil, eles dão baile em geral!”, afirmou o diretor carioca em entrevista à Educativa.

Paula Barreto, irmã de Bruno e produtora de “Traição entre Amigas”, comentou sobre a participação de Larissa Manoela, também paranaense, e da equipe local. “Importante você levar essa cultura, produzir, dar oportunidade para outras pessoas verem o filme sendo feito, de ter uma equipe daqui”. A produção conta com cerca de 320 pessoas, sendo 90% de profissionais da cidade, de diferentes áreas do setor audiovisual e de serviços.

Bruno Barreto é filho dos produtores Luiz Carlos e Lucy Barreto, fundadores da Produtora LC Barreto, que completa 60 anos em 2023, e também responsável por grandes sucessos do cinema brasileiro como "O Casamento de Romeu e Julieta" (2005), "Vidas Secas" (1963) e "Isto é Pelé" (1974). Ganhou uma indicação ao Oscar de “Melhor Filme Estrangeiro” com “O Que É Isso, Companheiro?” e, com apenas 23 anos, dirigiu a adaptação de Jorge Amado “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1976).

Uma curiosidade a seu respeito é que durante a gravação de “Dona Flor”, indeciso sobre como poderia encerrar o filme, resolveu ir de avião encontrar Jorge Amado e perguntar sobre o que deveria fazer. Assim, recebeu o aval para mudar completamente o final, dando origem ao tão famoso filme.

Com seu mais novo longa preparado para ser lançado pela plataforma Netflix, Bruno Barreto comenta sobre a relação dos streamings com o audiovisual brasileiro. "Sobretudo nos últimos anos, as pplataformas investiram muito no Brasil. Acho que nós, da indústria audiovisual, devemos ter muito carinho por eles”.

“Traição Entre Irmãs” tem previsão de estreia para o início de 2024.

*Estagiária, sob supervisão de Cristiano Castilho