Filme sobre William Michaud, que viveu na Ilha do Superagui, será exibido na Cinemateca nesta terça-feira (12) 11/09/2023 - 15:06

Um dos grandes artistas de sua época, o pintor suíço William Michaud (1829 – 1902) entrou para a história devido às suas telas que retratavam com perfeição a natureza e todas as suas belezas. Entre 1848 até o final de sua vida, Michaud viveu no Brasil, sendo a maior parte do tempo em Superagui, no município de Guaraqueçaba, litoral paranaense – onde chegou em 1954. Nesse período, ele escreveu mais de 70 cartas à sua família que vivia na Europa. As mensagens eram acompanhadas de desenhos e aquarelas produzidos por ele.  

O conteúdo histórico dessas correspondências virou filme e será exibido nesta terça-feira, dia 12/09, às 19h30, na Cinemateca de Curitiba. Produzida pela Ampler Cine TV e dirigido pela cineasta paranaense Karla Nascimento, o documentário ficcional foi gravado em Vevey, na Suíça, na Ilha de Superagui e nas cidades da Lapa e São José dos Pinhais-PR. 

O fio condutor deste filme é a narrativa verídica do suíço sobre a história do conturbado Brasil do final do séc. XIX. Michaud escreveu sobre sua vida durante a Proclamação da República Brasileira, que, para ele, pareceu uma “cena teatral”, sobre os conflitos envolvendo as diferentes etnias no país, e detalhou também os acontecimentos da revolução federalista, em especial no litoral do Paraná. “É importante dizer também que o que o diferencia de tantos outros imigrantes cujo destino foi parecido, é o fato de ele ter deixado, por meio de suas cartas e pinturas, um legado que nos permite, após mais de cem anos, aproximar-nos dele e de seu tempo”, explica Karla. Um fato curioso que será contado no filme é que as cartas de William Michaud eram enviadas dentro de um pedaço de bambu para não serem amarrotados pelos correios durante os dois meses que levavam até chegar à Suíça. 

O projeto do filme foi viabilizado e aprovado através do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná, com apoio da Copel e apoio institucional do Museu Municipal Atílio Rocco, Prefeitura de São José dos Pinhais.

SERVIÇO
Exibição do filme “As Cartas de William Michaud”
Data: 12/09/2023 (terça-feira)
Horário: 19h30
Local: Cinemateca de Curitiba
Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco
Entrada Gratuita