Filmes gratuitos para o público infantil estão na programação do Olhar de Cinema 25/05/2023 - 13:58

De 14 a 22 de junho, o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, chega em sua 12ª edição. O evento, que ocupará as salas de cinema do Cine Passeio e do Cineplex Novo Batel, reúne um total de 87 filmes, entre longas e curtas-metragens. Entre eles, estão as produções que compõem a Mostra Pequenos Olhares, direcionada às crianças, com o intuito de apresentar um espaço aberto para os jovens espectadores viverem a experiência do festival, como formação de espectadores, contemplando também filmes para toda a família.

O longa-metragem selecionado é a animação brasileira de Arnaldo Galvão, “Fabulosos João e Maria”, inspirada no conto do Irmãos Grimm. A produção, que já passou por inúmeros festivais de animação e infantis pelo mundo, aposta na reflexão de ideias para serem discutidas com pais e professores. E se a Bruxa não esperasse as crianças se perderem na floresta? E se ela provasse os problemas financeiros para que as crianças tivessem que pedir sua ajuda? E se a Bruxa fosse alguém tão agradável que todos permitissem que ela entrasse em suas casas?

“Fabulosos João e Maria” será exibido nos dias 17 e 18 de junho (sábado e domingo), às 10h30, no Cine Passeio (R. Riachuelo, 410 – Centro).  As sessões são gratuitas e os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes do início da exibição.

Confira os oito curtas-metragens que completam a Mostra Pequenos Olhares. As produções serão exibidas nos dias 16 e 20 de junho, no  Cine Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial de Curitiba). As sessões são gratuitas:

- “A Menina e o Mar” (Dir. Gabriel Mellin | Brasil |18 min) – Um dia de passeio entre mãe e filho. À beira mar, o menino, que tem medo do mar e das criaturas que vivem nele, conhece uma menina cega, que lhe ensina de forma poética, a ouvir e sentir o mar e toda a vida real e imaginária que existe ali. O curta já ganhou vários prêmios pelo mundo e tem direção de Gabriel Mellin, nomeado como Melhor Direção no Cannes Shorts. “A Menina e o Mar” será exibido no dia 20 de junho (terça-feira), às 9h, no Cine Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial de Curitiba).

“A Pedra Mágica” (Dir. Paula Herreras Vivas | Argentina |8min) - Uma jovem em uma praia distante cria um laço único com o mar, que a presenteia com uma pedra mágica. Formas geométricas desenhadas na areia vão abrindo um universo de encontros para uma menina mapuche que chega a uma praia deserta. Pedras mágicas e brilhantes dentro do mar e dentro do céu se encontram a partir dessa personagem, que funciona como a interseção entre esses dois universos. No filme, que se funda na cosmovisão mapuche de que o mundo só existe no encontro entre essas dualidades, no complemento dos contrários, é uma criança quem canta a melodia das encruzilhadas. “A Pedra Mágica”, curta argentino da diretora Paula Herreras Vivas, será exibido no dia 16 de junho (sexta-feira), às 14h, no Cine Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial de Curitiba).

“Coelhitos e Gambazitas” (Dir. Thomas Larson | Brasil |10 min) - Pelo ponto de vista do irmão mais velho, a história tem como pano de fundo o segundo casamento do pai e a formação de uma nova família com a madrasta e sua filhinha bebê. A convivência e os conflitos da relação familiar têm como foco principal na relação entre as crianças e os aparelhos eletrônicos, especialmente o irmão mais velho, que mistura a realidade concreta com a fantasia dos ambientes dos jogos. “Coelhitos e Gambazitas” será exibido no dia 20 de junho (terça-feira), às 9h, no Cine Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial de Curitiba).

- “De Miau a Pior” (Dir. Rodrigo Toporov |Brasil | 4 min) - Um gato azarado vive em constante mau-humor, até que uma situação inusitada o faz se perder de casa e conhecer um otimista vira-lata caramelo que lhe propõe um novo jeito de olhar a vida. O curta será exibido no dia 20 de maio (terça-feira), às 9h, no Cine Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial de Curitiba).

- “Diafragma” (Dir. Robson Cavalcante | Brasil | 10 min) - Carlos, uma criança muito criativa, sempre considerou seus olhos como sua maior fonte de diversão. Na adolescência, após ser diagnosticado como diabético, ele descobre que logo deixará de enxergar. A história é contada a partir do ponto de vista do protagonista, que recapitula as diferentes fases de sua vida, dividido entre a contemplação de um mundo repleto de imagens e o desafio de conviver com a cegueira. O curta será exibido no dia 16 de junho (sexta-feira), às 14h, no Cine Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial de Curitiba).

- “Elo” ( Dir. Ainslie Henderson | Escócia |9 min) - Três espíritos da floresta exploram os conflitos humados causados por criatividade, possessividade e desejo por status; o curta será exibido no dia 20 de junho (terça-feira), às 9h, no Cine Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial de Curitiba).

- “Jussara” ( Dir. Camila Ribeiro | Brasil | 8 min) – Jussara é uma contadora de histórias que mora em uma pequena vila, onde é querida e respeitada por todos. Cuidando sempre de todos, Jussara era feliz. Chega o momento em que suas histórias começam a invadir sua casa e ela precisa olhar para si pela primeira vez. O curta de Camila Ribeiro teve sua estreia na Mostra Tiradentes e será exibido no Olhar de Cinema no dia 16 de junho (sexta-feira), às 14h, no no Cine Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial de Curitiba).

- “Teo, o Menino Azul” (Dir. Hygor Amorim | Brasil |10 min) - Teo é um menino inconformado com os problemas do mundo e com o egoísmo da humanidade. Após um sonho, ele tem uma ideia fantástica de como resolver esses desafios e trazer paz ao mundo. O curta já passou pela 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, pela 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e pelo 20º FICI – Festival Internacional de Animação Infantil, chegando agora no Olhar de Cinema. “Teo, o Menino Azul” será exibido no dia 16 de junho (sexta-feira), às 14h, no Cine Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial de Curitiba).