Fim de semana chuvoso em Curitiba 17/01/2022 - 11:15

Agentes de trânsito, guardas municipais, equipes da Secretaria do Meio Ambiente, da Defesa Civil e da Coordenadoria de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) prestaram atendimento emergencial nas mais diversas regiões de Curitiba, durante e após as chuvas de sábado (15) e domingo (16). Só na madrugada de domingo o acumulado de chuvas totalizou 62,2 mm, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Foram 113,8 mm de chuva acumulada até esse domingo, segundo o Simepar. A média climatológica é de 182,1 mm para janeiro. Apesar do grande volume de chuva registrado, não houve casos graves, nem pessoas feridas ou que precisaram deixar suas casas (desabrigadas ou desalojadas).

Entretanto, boletim da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil aponta que houve pontos com alagamentos mais expressivos por toda a capital. As ocorrências ocorreram nos bairros Alto da XV, Centro, Guaíra, Lindoia, Rebouças, Boqueirão, Sítio Cercado, Hauer, Parolin, Portão, Água Verde e Fazendinha. Os registros também aconteceram em pontos específicos ao longo da Linha Verde. Além disso, dez cruzamentos semaforizados ficaram inoperantes durante o período da noite.

O cidadão que precisa comunicar a Prefeitura sobre estragos provocados pelo vendaval deve utilizar o telefone 156 da Central de Atendimento ao Cidadão, pelo site ou pelo aplicativo do serviço. O atendimento é feito por ordem de chamada e também de acordo com a gravidade da situação relatada. A Defesa Civil registra as ocorrências que chegam ao município pelo telefone de emergência 199 (alagamentos) e, também, pelo 156 (Central de Atendimento ao Cidadão, que registra as solicitações para retiradas de árvore) e pelo 153 (Centro de Operações da Guarda Municipal - fornecimento de lona). Outras situações decorrentes de chuvas ou temporais podem ser atendidas pelo Corpo de Bombeiros (193 - resgate) e pela Copel (falta de luz).