Força Nacional se integra às forças policiais da região Oeste no combate à criminalidade 06/12/2021 - 10:55

A partir desta segunda-feira (06), todo o efetivo de policiais da Força Nacional vai ser redistribuído nos pontos críticos de fronteira e de maior movimentação de pessoas, como é o caso da Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu, da Ponte Ayrton Senna, em Guaíra, e nas imediações das cidades de Icaraíma e Alto Paraíso, que também entraram no planejamento.

 

Os eixos comerciais das ruas vão ser alvo da Operação chamada de Sete Quedas. Estes profissionais vão trabalhar em conjunto com as da região de fronteira, porém com ações intensificadas e em colaboração.

 

A região da fronteira do Paraná, composta por 139 municípios, tem sido utilizada como entrada de contrabando e tráfico de drogas no estado. De janeiro a setembro deste ano, foram apreendidas 156 toneladas de maconha, o que representa mais de 70% da droga apreendida no estado, pelas forças estaduais de segurança na região Oeste.

 

Por isso a Secretaria da Segurança Pública tem desenvolvido diversas ações para minimizar todos problemas de contrabando, comercialização de armas e tráfico de drogas e a Força Nacional chega para contribuir na execução do planejamento. Também foi anunciado que, a partir deste mês, os 25 policiais militares que atuavam nos serviços de administração, trabalhos de guarda e escolta nos complexos prisionais, vão retornar ao efetivo policial militar nas ruas de Foz do Iguaçu, com isso, o policiamento preventivo vai ser reforçado.

 

Desde 2004 a Força Nacional tem atuado em conjunto com as forças estaduais, por meio de programa de cooperação federativa, através do Ministério da Justiça e Segurança Pública e as unidades federativas. O efetivo da Força Nacional é composto por policiais militares e civis, bombeiros militares e profissionais de perícia, mobilizados das instituições de segurança pública dos estados e do Distrito Federal.