Gilsons, Chico Buarque e Yamandu Costa são os destaques do 30º Prêmio da Música Brasileira; confira os vencedores 01/06/2023 - 15:39

Na noite desta quarta-feira (31), ocorreu a 30ª edição do Prêmio da Música Brasileira, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Alguns de seus principais destaques são tanto artistas históricos, como Chico Buarque, Djavan e Alaíde, quanto novas vozes na música, como o trio Gilsons. O evento celebrou os 50 anos de carreira de Alcione e premiou artistas de diferentes estilos em 31 categorias. O trio Gilsons, formado por José Gil, Francisco Gil e João Gil (respectivamente, filho e netos de Gilberto Gil), e o compositor Yamandu Costa foram os grandes vencedores desta edição, ao conquistar duas categorias cada. Segundo o site da premiação, o festival celebra  “o talento e a riqueza da música produzida em todos os cantos do País em seus diversos gêneros e estilos”

Você confere as categorias e seus respectivos vencedores abaixo:

MPB

Grupo: Bala Desejo

Intérprete: Djavan

Lançamento: Alaíde Costa - O Que Meus Calos Dizem Sobre Mim (Produção: Marcus Preto, Pupillo, Emicida)

Melhor Canção: Chico Buarque, Hamilton de Holanda - Que Tal um Samba? (Intérprete: Chico Buarque / Compositor: Chico Buarque)

Pop/rock

Grupo: Gilsons

Intérprete:Elza Soares

Lançamento: Erasmo Carlos - O Futuro Pertence Á... Jovem Guarda (Produção: Pupillo)

Canção Popular

Dupla: Maiara e Maraisa

Grupo: Psirico

Intérprete: Marília Mendonça

Lançamento: Felipe Cordeiro, Chico César - De Amor, Amor (Produção: Felipe Cordeiro)

Música Urbana

Grupo: Planet Hemp

Intérprete: Criolo

Lançamento: Baco Exu do Blues - QVVJFA (Quantas Vezes Você Já Foi Amado?) (Produção: Marcelo Delamare)

Regional

Dupla: Mayck & Lyan

Grupo: Boi Bumbá Garantido

Intérprete: Alceu Valença

Lançamento: Elba Ramalho - Elba Ramalho No Maior São João do Mundo (Ao Vivo) (Produção: Junior Evangelista)

Revelação: Plínio Fernandes

Samba

Grupo: Grupo Fundo De Quintal

Intérprete: Martinho da Vila

Lançamento: Martinho da Vila - Mistura Homogênea (Produção: Celso Filho, Martinho Antônio)

Projeto Audiovisual

Gilsons - Pra Gente Acordar (O Filme) (Direção: Pedro Alvarenga)

Especiais

Lançamento Eletrônico: Batata boy, Garbela - Entre Cidades

Lançamento em Língua Estrangeira: Cássia Eller, Victor Biglione - Cássia Eller & Victor Biglione in blues (Produção: Victor Biglione, Zé Nogueira)

Lançamento Erudito: Orquestra Sinfônica Brasileira - Bachiana Nº 4-1 Movimento

Lançamento infantil: Mundo Bita - É Alegria (Produção: Chaps Melo, Vinícius Guerra (Vinispace) e Walman Filho)