Governadores discutem integração para enfrentamento a desastres 11/10/2023 - 10:31

Na semana em que as regiões Sul e Centro-Oeste sofrem com as consequências de fortes chuvas e temporais, os governadores dos estados que compõem o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul, o Codesul, conversaram nessa terça-feira (10) para construir estratégias conjuntas e ampliar a integração interestadual para dar uma resposta ao enfrentamento de desastres e das mudanças climáticas. 

 

O assunto foi discutido pelos governadores do Paraná, Ratinho Junior, do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, de Santa Catarina, Jorginho Mello, e do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, em Brasília. A proposta é criar mecanismo de apoio mútuo para dar resposta aos desastres climáticos, que faria a gestão integrada de recursos, pessoal e materiais para serem utilizados pelos estados nessas situações. Em setembro deste ano, o Rio Grande do Sul, por exemplo, passou pelo maior desastre natural de sua história, com a passagem de um ciclone que deixou mais de 50 pessoas mortas. 

 

Desde a semana passada, municípios dos quatro estados estão em alerta por causa de enchentes, vendavais e temporais. Até o momento, as ocorrências atingiram 64 cidades paranaenses e 135 catarinenses, além de causar transtornos nos outros dois estados. Os estados já têm um histórico de ajuda humanitária entre si em ocorrências como essas. 

 

Além disso, também foi debatida a participação do Codesul na COP28, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que acontece entre novembro e dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O encontro abordou ainda questões estratégicas que envolvem os quatro estados e reforçou a posição do bloco regional nos debates sobre a reforma tributária, principalmente em relação à criação do Fundo Sul. A votação no Senado deve ocorrer até o final do mês.