Governo do Estado lança programa para acolher cientistas ucranianas em universidades paranaenses 21/03/2022 - 08:20

O Governo do Paraná, por meio da Fundação Araucária e da Superintendência Geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), lançou o Programa de Acolhida a Cientistas Ucranianas. O objetivo é acolher e integrar as cientistas do país europeu na comunidade paranaense.

O Estado espera receber até 50 pesquisadoras que possuam titulação de Doutorado e que estejam ou estavam atuando nas universidades sediadas na Ucrânia para o desenvolvimento de projetos de pesquisa.

Segundo a Fundação Araucária, o Programa de Acolhida a Cientistas Ucranianas atende apenas mulheres porque os homens estão proibidos de deixar o País. As candidatas interessadas devem encaminhar as propostas em até duas laudas, em ucraniano, português ou inglês, contendo a intenção do projeto, explicitando a área, metas e objetivos, e também um vídeo de até três minutos com o que gostariam de desenvolver.

A seleção vai ser realizada pelos representantes indicados das Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação das universidades sediadas no Paraná. As pesquisadoras vão receber uma bolsa de 10 mil reais, na categoria Professor - Visitante Especial. Além disso, complemento no valor de R$ 1 mil reais para cada dependente abaixo de 18 anos ou ascendente acima de 60 anos tendo, como limite máximo três complementos de mil reais a cada pesquisadora selecionada.