Guarda Municipal de Pinhais adere a câmeras nas fardas 31/05/2022 - 08:00

A Guarda Municipal (GM) de Pinhais, na Região Metropolitana, é a primeira do estado a usar câmeras em fardas e nas viaturas. A iniciativa passou da fase de testes e está em operação. Os equipamentos veiculares têm monitoramento em tempo real. Já o que é gravado nos dispositivos corporais precisa ser baixado e processado nos computadores da Guarda.

Ao todo, são 45 dispositivos revezados entre as equipes. As câmeras corporais são ligadas pelos próprios agentes durante o atendimento de uma ocorrência.

Em Curitiba, a Prefeitura avalia qual empresa será contratada para a prestação do serviço, que foi anunciado em dezembro de 2021. Já em São Paulo, o uso dos equipamentos causou, no período de 7 meses, redução de 85% nas mortes.