Hemepar solicita doação de sangue do tipo "O" com urgência 06/12/2023 - 11:01

O Hemepar precisa de doadores de sangue em um dos meses mais críticos do ano por conta das festas e férias de fim de ano. Esses eventos afastam os voluntários justamente na época que aumenta o fluxo nas estradas e os acidentes de trânsito. Neste momento, a unidade reforça o pedido de urgência para a doação de sangue no Estado para os tipos O+ e O-. 

 

Na última semana, segundo o Hemepar, aconteceu uma queda de aproximadamente 15% no número de doadores. Em dias normais, cerca de 160 a 190 pessoas vão até à unidade de Curitiba fazer as doações. Em dezembro, esse número diminui para 100 a 120 doações diariamente. Para ser voluntário é preciso ter entre 16 a 69 anos, pesar no mínimo 51 quilos, ter boa saúde, estar bem alimentado e hidratado, além de apresentar um documento de identidade com foto. Os homens podem fazer a doação de dois em dois meses, enquanto as mulheres devem respeitar um intervalo de três meses. 

 

Diariamente, cerca de 700 bolsas de sangue são encaminhadas para hospitais para os mais diversos tipos de tratamento, somando mais de 21 mil por mês e 252 mil ao ano. O Hemepar é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos no Paraná.