Ilha do Mel recebe projeto para facilitar turismo de pessoas autistas 10/03/2023 - 10:35

O Paraná terá a primeira ilha turística do Brasil inclusiva para pessoas autistas: a Ilha do Mel, um dos principais pontos de visitação do Estado. O projeto social é uma iniciativa da Associação Brasileira das Ilhas Turísticas (Abitur), e conta com apoio do Governo do Paraná, por meio das secretarias do Turismo e do Desenvolvimento Social e Família, além da Prefeitura de Paranaguá.

A iniciativa busca preencher um espaço existente no mercado, com a adaptação da oferta turística para o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista em viagem. Isso acontece por meio de capacitação e treinamento dos empreendimentos turísticos locais.

O projeto é dividido em duas fases. Na primeira, em andamento, ocorre a capacitação na ilha, envolvendo proprietários e funcionários de pousadas, restaurantes, mercados e barqueiros. Todo esse pessoal recebe capacitação para receber as pessoas autistas, segundo a lei, e também de maneira respeitosa e inclusiva. Eles também são orientados sobre acessibilidade arquitetônica para receber a comunidade autista.

Outro tema tratado é sobre a carteira do autista, que já está sendo disponibilizada de forma gratuita aqui no Paraná. Esse documento permite que os autistas tenham acesso aos seus direitos com mais facilidade.

E, durante todo o mês, é prestada uma consultoria individualizada para as empresas participantes. Até agora, já são mais de 70 estabelecimentos inscritos. A ideia surgiu da tese de mestrado da turismóloga Dayanny Feitosa e foi encampada pela Abitur, que escolheu a Ilha do Mel para fazer um piloto. Também vão ser trabalhadas questões como um mapa sensorial da ilha, para indicar onde há mais ou menos ruídos.

De acordo com o cronograma, em 2 de abril, Dia Mundial do Autismo, acontece o evento oficial de entrega do título de 1ª Ilha Turística Adaptada ao Autista no Brasil e do selo de “Empresa Amiga da Pessoa Autista” aos estabelecimentos credenciados. Em maio começa a segunda fase, de acompanhamento e suporte, que vai até abril do ano que vem. Como ação de apoio ao projeto, a Secretaria estadual do Turismo promoveu essa semana uma ação de adesão dos comerciantes ao Cadastur, programa do Ministério do Turismo que cadastra pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor.

O Paraná disponibiliza a carteira do autista e de graça pela internet.