Jornalista José Carlos Fernandes lança nesta quinta o livro "Um lugar chamado Cocaco" 28/06/2022 - 16:21

Cocaco

O lançamento do livro “Um lugar chamado Cocaco – a galeria que abrigou uma geração de modernos” (Insight Editora), de autoria do jornalista e professor universitário José Carlos Fernandes, será nesta quinta-feira (30), às 17h, no no Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões. Na ocasião, haverá uma-mesa redonda, com Fernandes e a participação do crítico e pesquisador de arte Fernando Bini, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e do artista, Fernando Velloso.

O livro começou a ser produzido em 2018, a partir de uma série de entrevistas com a galerista curitibana Eugênia Petriu, atual proprietária da galeria Cocaco, hoje parte da história da capital paranaense. A galeria surgiu em 1957, numa pequena sala de 70 metros quadrados, na Rua Ébano Pereira, e aos poucos se transformou num ponto de encontro de artistas e simpatizantes das artes. O local ficou tão famoso que era visitado por artistas do Rio de Janeiro e São Paulo que vinham ao Teatro Guaíra, a exemplo de Cacilda Becker, Walmor Chagas e Tônia Carrero. 

O pai de Eugênia, o industrial de origem ucraniana Pedro Kuratz, comprou o espaço em 1959, passando a administração para sua filha, Eugênia, totalmente alheia ao ramo. Poderia ter sido o fracasso da Cocaco como espaço para a arte moderna, mas o inesperado aconteceu. Ela logo se tornou parceira dos artistas, promotora de exposições marcantes – a exemplo da primeira individual de Ida Hanemann de Campos – e esteio de nomes como Miguel Bakun, Fernando Calderari e Juarez Machado. Uma das passagens mais marcantes da Cocaco é a última exposição individual do pintor italiano Guido Viaro, em 1971. E a amizade de Eugênia e Poty Lazzarotto é digna das mais belas páginas da literatura.

As atividades da Cocaco se encerraram em 1990, contudo, não desapareceu a sua lenda, que permanece sendo contada à nova geração de interessados em arte. “Saber que aqueles poucos metros desafiaram o provincianismo estético de Curitiba nunca deixa de causar espanto e admiração”, comenta o autor. 

 

Serviço: 

Lançamento do livro “Um lugar chamado Cocaco”, de José Carlos Fernandes

Data: 30 de junho, quinta-feira 

 

17 horas - Mesa-redonda com José Carlos Fernandes, Fernando Velloso e Fernando Bini. Mediação Rafaela Tasca. 

Entrada gratuita e vagas limitadas. Os ingressos serão distribuídos no local por ordem de chegada 30 minutos antes do início da mesa-redonda. 

 

19 horas - Sessão de autógrafos com o autor José Carlos Fernandes e com a presença da galerista Eugênia Petriu. Entrada gratuita 

 

Local: Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões 

Avenida João Gualberto, 570 Alto da Glória – Curitiba - PR