Juçara Marçal apresenta show do celebrado álbum “Delta Estácio Blues” no Paiol 29/05/2023 - 10:58

Em sua quarta edição da temporada 2023, o projeto Brasis no Paiol traz a Curitiba o aguardado show de Juçara Marçal. A cantora e compositora faz o lançamento do seu segundo álbum, “Delta Estácio Blues”, no dia 15 de junho, quinta-feira, às 20h30. Os ingressos custam R$ 15 e R$ 7,50 e começam a ser vendidos no dia 30 de maio (terça-feira), no site Uniticket.

No Teatro do Paiol, Juçara faz o show acompanhada pela banda formada por Alana Ananias, Kiko Dinucci e Marcelo Cabral.

Lançado em 2021, “Delta Estácio Blues” foi eleito o melhor álbum do ano pelo Prêmio Multishow, faturando a mesma categoria na prestigiada premiação da APCA - Associação Paulista dos Críticos de Arte. O disco foi indicado ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa. Ainda no Prêmio Multishow, a faixa “Crash” foi eleita a Música do Ano e Kiko Dinucci faturou como Produtor do Ano. E o disco esteve presente na maioria das listas de melhores álbuns lançados em 2021.

Toda essa repercussão se explica pelo fato de que o segundo álbum solo de Juçara Marçal, com suas investigações, poesia e colagens eletrônicas, apresentou novas e criativas possibilidades para uma música popular brasileira. Com produção Kiko Dinucci, parceiro de longa data em diversos projetos, como Metá Metá, “Delta Estácio Blues” traz forte presença de Juçara como compositora em todas as etapas e processos de criação.

Neste trabalho, a cantora e compositora traz parcerias com Tulipa Ruiz, Siba, Rodrigo Campos, Maria Beraldo e Douglas Germano, além de participação de Catatau na faixa que assinam juntos. Rodrigo Ogi compôs o single “Crash”. O disco ainda conta com uma releitura de “La femme à barbe”, de Brigitte Fontaine e Jacques Higelin.

A ideia foi abordar a música eletrônica fora dos clichês e gêneros já conhecidos, propondo novos cenários, investigações rítmicas e buscando um diálogo com o pop, sem deixar de lado a inquietude e a ligação estreita com a música brasileira.

Se em seu álbum anterior, “Encarnado” (2014), o clima era de tensão, aridez e luto, agora Juçara procura criar uma estrutura sonora a partir de lascas, destroços, restos, cacofonias. Nas canções, temas que revelam posicionamentos da artista enquanto mulher negra no Brasil de hoje - racismo, negritude, feminino, ancestralidade surgem em versos contundentes, sem nunca perderem de vista a poesia.

Confira a agenda com os próximos shows do Brasis no Paiol 2023:
20 de julho: Mulamba - participação de Noe Carvalho (PR)
17 de agosto: Jup do Bairro (SP)
14 de setembro: Aíla (PA)
19 de outubro: Jairo Pereira - participação Wes Ventura (SP/PR)
09 de novembro: Siamese (PR)
14 de dezembro: a confirmar

Projeto Brasis
O projeto Brasis no Paiol teve início em 2012, propondo um calendário de shows com artistas musicais de diferentes estilos e regiões do Brasil - incluindo nomes do Paraná, que encontraram na iniciativa um espaço para lançamentos de trabalhos, projetos especiais ou até mesmo a estreia em palcos curitibanos.

Ao longo dos anos, o Brasis se consolidou no calendário cultural da cidade, promovendo formação de público e criando conexões artísticas e geográficas. São 78 shows presenciais e outros 60 online (realizados durantes o período de isolamento), totalizando 138 apresentações acompanhadas por dezenas de milhares de pessoas. As performances transmitidas online podem ser assistidas em https://www.youtube.com/projetobrasis.

O projeto é uma iniciativa da produtora Bina Zanette (Santa Produção) e Heitor Humberto (Fineza Comunicação e Cultura).

Brasis no Paiol 2023
Em 2023, o Brasis é realizado com o Projeto de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba. Conta com o patrocínio da Celepar, Cibraco e Shopping Pátio Batel, além do apoio da Effex - Tecnologia e Criação, Stayflow, A Caiçara e Na Casa Delas.

Brasis no Paiol 2023 apresenta Juçara Marçal
Data: 15 de junho, quinta-feira, 20h30