Linha Preta apresenta a influência negra em Curitiba em passeio neste sábado (21) 18/01/2023 - 15:07

O Linha Preta é um projeto que proporciona à pesquisadores e entusiastas das lutas antirracistas a oportunidade de conhecer mais sobre a forte influência negra na capital paranaense. Organizado pelo Centro de Estudo e Pesquisa da Arte e Cultura Afrobrasileira, o passeio turístico acontece no centro histórico de Curitiba neste sábado (21), a partir das 9h, e proporciona aos participantes uma maior conexão para com os personagens negros e negras da história afro-curitibana. Dessa maneira, rompendo a invisibilidade que figuras pretas históricas sofrem constantemente.

Por que a primeira imagem de Curitiba traz um homem negro em primeiro plano, nas Ruínas de São Francisco? O que se sabe sobre a antiga Igreja do Rosário dos Pretos de São Benedito? Quem é a belíssima mulher negra esculpida em bronze, atrás das Arcadas do Pelourinho? Essas e muitas outras questões são elucidadas pelos ministrantes Kandieiro e Mel, especializados no tema desde 2006.

Além disso, eles prometem compartilhar algumas narrativas que vão surpreender os participantes: “Africanos e africanas estão presentes em nosso território, contribuindo com tecnologias e conhecimentos milenares desde a fundação das primeiras vilas. A capital, assim como todos os municípios do Paraná tradicional, está repleta de marcas afro-curitibanas”, afirma Kandieiro. “Se queremos aprender a respeitar, precisamos conhecer as histórias invisíveis da nossa capital”, completa Mel.

Aliado a uma caminhada leve e descontraída, o passeio percorre um quilômetro em cerca de três horas (das 9h às12h). As inscrições estão abertas, com investimento de R$40 por pessoa. Para se inscrever, acesse o formulário do Linha Preta.

Mais informações no site do Centro de Estudo e Pesquisa da Arte e Cultura Afrobrasileira.