Livro com experiências audiovisuais de pessoas em seus locais afetivos será lançado nesta sexta 29/06/2022 - 16:38

Um livro, criado pela bailarina Patrícia Machado e pelo fotógrafo Tom Lisboa, visa apresentar os locais afetivos das cidades do interior. Eles abordaram os moradores de Assis Chateaubriand, Lapa, Jacarezinho e Prudentópolis, no interior do Paraná, para conhecer melhor esses locais especiais por meio da perspectiva de seus habitantes. Intitulado "Coreo(codes): Movimentos Codificados em Espaços Singulares", ele apresenta essas histórias de uma forma bem singular: combinando depoimentos, fotografias e QR Codes que “transportam” o leitor para uma experiência dançada em cada um dos locais escolhidos.

O lançamento será nesta sexta (01/07), em Curitiba, na Soma Galeria. Estarão presentes para um bate-papo os autores e alguns participantes do livro.

video coreo codes

O desejo de realizar este projeto nasceu em 2016, mas só se concretizou em 2021, em plena pandemia da Covid-19. Por conta disso, algumas ações tiveram que ser adaptadas para o meio digital. “Mesmo tendo realizado grande parte do projeto de forma virtual, criamos um vínculo afetivo com os moradores. Era emocionante conhecê-los presencialmente no dia das filmagens. Partilhamos histórias íntimas ao longo do processo. Reencontrar alguns deles neste lançamento será especial”, comemora Patrícia.

Enquanto Patrícia provocava as narrativas, Tom era o responsável por ilustrá-las. Coreo(codes) reúne 27 coreografias/performances que são acessadas por QR Codes, resultado que foi transformado em stop motions. As animações foram compostas, cada uma, por cerca de 300 fotografias editadas e tratadas individualmente. “Utilizei como referência um stop motion que vi na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Mantenha-me em Pé (Tiens-moi droite, 2012), da cineasta francesa Zoé Chantre. Era uma espécie de "filme rascunho", que era continuamente apagado e refeito. Achei poeticamente impactante porque a vida é uma obra que não se passa a limpo, está sempre em processo. Como eu nunca havia trabalhado com esta técnica, foi desafiador, mas sobretudo pelo volume de trabalho. Para cada coreografia com duração de um minuto eu precisava ter pelo menos 300 fotos que eram tratadas uma a uma”, conta o fotógrafo.

Para assistir as coreografias de Coreo(codes) é preciso apontar a câmera de um celular para o QR Code das páginas do livro. Os stop motions não têm som, mas incluem uma indicação de trilha sonora sugerida tanto por Patrícia, quanto por Tom e por quem realizou a performance. Após o evento o livro será comercializado online.

Sobre os criadores

Patrícia Machado é bailarina, coreógrafa, performer e artista docente. Tem formação em Dança pelo Institut del Teatre de Barcelona, Espanha, mestrado em Mediações Educacionais em Artes, pela UNESPAR e é doutoranda em Pedagogia das Artes Cênicas, na UDESC. Atuou na Leine and Roebana Dance Company – Amsterdam, It Danza Joven Compañia –Barcelona, CEDECE – Companhia de Dança Contemporânea – Lisboa e no Balé Teatro Guaíra, Curitiba.

Tom Lisboa tem Mestrado em Photography and Urban Cultures, pela Goldsmiths, University of London e Mestrado em Comunicação e Linguagens, pela Universidade Tuiuti do Paraná. Atua como artista visual, professor de cinema e fotografia, curador independente e está radicado em Curitiba desde 1987. Em 2020, recebeu, do estado do Paraná, o Prêmio de Reconhecimento por Trajetória Cultural Aldir Blanc.

Serviço:

Lançamento Livro Coreo(Codes): Movimentos Codificados em Espaços Singulares

Data: 01 de julho (sexta-feira)

Horário: 19h - 22h

Local: Soma Galeria – Av. Sete de Setembro, 5708/Batel