MON inaugura sala de acomodação sensorial para pessoas neurodivergentes 30/06/2022 - 08:40

A sala de acomodação sensorial, inaugurada hoje (30), faz parte do programa de inclusão “MON para todos” e vai servir como um espaço para que visitantes com autismo possam se reorganizar em uma eventual crise despertada pelos estímulos do museu.

 

A sala é fruto do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Acesso e Participação (NAP) do Museu Oscar Niemeyer (MON), que foi criado com a preocupação de ampliar o acesso de diferentes públicos a obras do acervo e às atividades oferecidas pelo museu. O NAP é formado por uma equipe multidisciplinar com a missão de construir soluções de acessibilidade e inclusão social.

 

Além de apoio aos programas de inclusão já existentes, como o "MON para Todos" para pessoas cegas e pessoas surdas, o NAP já desenvolveu outras ações para o atendimento a pessoas com transtornos do espectro autista, como a narrativa social e o mapa sensorial, utilizados para preparar a visita desse público ao museu. O MON também passou a disponibilizar o cordão de girassóis, acessório reconhecido mundialmente para a identificação de pessoas com deficiências não visíveis, como o autismo.