Maior evento de Psychobilly da América Latina, 3ª edição do Psycho Carnival terá 42 bandas 05/02/2024 - 10:46

A 23º edição do festival Psycho Carnival, um dos eventos de Psychobilly mais conhecidos e respeitados do mundo, será realizado de 8 (quinta-feira) a 13 de fevereiro (terça-feira) no Jokers Pub, em Curitiba. Neste ano, o lineup do evento conta com 42 bandas de cinco países diferentes (Brasil, Argentina, Chile, Dinamarca e Portugal). A grande atração desta edição é o trio dinamarquês Nekromantix, um dos maiores nomes da história do Power Psychobilly, que volta ao palco do Psycho Carnival após 13 anos. 
 
Grandes nomes da Europa e da América do Sul

A América do Sul, que tem presenciado um crescimento substancial da quantidade de bandas de Psychobilly em todos os países do continente, será representada por três grupos: os chilenos do Voodoo Zombie e os argentinos Jinetes Fantasmas (que acabaram de lançar o álbum “Ya No Son Humanos”) e Ghost Bastards.

O festival também contará com a presença de dois grandes nomes da história da cena Punk brasileira: o Cólera e As Mercenárias (os dois grupos estão estreando no Psycho Carnival, o que tornará os shows ainda mais especiais). Outra grande atração é o trio mineiro Black Pantera, que vem se destacando no país com um poderoso crossover Thrash Metal/Hardcore/Punk e traz uma forte mensagem de luta contra o racismo e outras formas de preconceito. 

Como sempre, o cenário musical paranaense será maioria no festival, com nada menos do que 22 bandas. Entre os destaques, estão o trio Relespública (que está completando 34 anos de vida e é um dos grupos mais importantes da história do Rock Paranaense), e o Kingargoolas (que está retomando as atividades após três anos). Todas essas atrações mostram que a 23ª edição do Psycho Carnival tem, como grande característica, a diversidade de estilos musicais que formam um panorama bem amplo da atual cena underground em todo o mundo. 
 
Programação paralela

Com a intenção de fazer com que toda a população tenha acesso aos shows do festival, a 23ª edição do Psycho Carnival também oferecerá vários shows gratuitos no Teatro Universitário de Curitiba (TUC), Café Manifesto, e nos bares Cão Velho e Lado B. Entre as atrações que se apresentarão nesses locais, estão as bandas Reverendo Frankenstein, Hillbilly Rawhide e Repudiyo.

Também serão realizados três debates que abordarão temas relevantes para a cena musical e social do país: “Produção cultural e fortalecimento da cena, partindo de políticas públicas” (com o mestre em arte e integrante Conselho de Política Cultural de Pinhais, Jeff Araújo), “Feminismo na Cena Cultural” (com a assistente social, especialista em políticas públicas e mestra em educação, Elza Maria Campos), e “Afro-Diásporas: Resistência Cultural no Rock Independente” (com a banda mineira Black Pantera). O evento também contará com a participação do Instituto Todas Marias, que faz um trabalho muito sério no acolhimento e encaminhamento de vítimas de violência doméstica, principalmente, de mulheres, crianças e pessoas LGBTQIA+.
 
Os ingressos já estão à venda na plataforma Bilhetto.