Maioria dos paranaenses deve presentear no Dia das Crianças 28/09/2023 - 10:05

Pesquisa aponta que 66,9% dos paranaenses pretendem presentear no Dia das Crianças. O percentual é menor que no ano passado, quando 74,4% dos consumidores tinham intenção de fazer compras para a data. Essa é a terceira maior intenção de compras da série histórica da pesquisa, iniciada em 2016. Os dados são da pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio) e do Sebrae/PR.

 

Os brinquedos lideram a preferência dos consumidores, seguidos por roupas e calçados, jogos educativos e livros. A escolha do presente será feita principalmente por quem fará a compra, com 71,7%. Mas uma parcela considerável, de 36,8%, vai deixar a criança escolher o que quer ganhar.

 

O valor médio de compra deve ser de R$ 144,80. Esse é o segundo maior tíquete da série histórica. Grande parte dos presentes (40,4%) custará até R$ 100, principalmente por se tratar de brinquedos, itens considerados – pelos adultos – menos essenciais do que roupas e calçados e que, por isso, geralmente recebem menor investimento.

 

Com 29,8%, a internet será o local preferido para as compras dos presentes, seguida pelas lojas de shopping, com 26,5%. O comércio de rua soma 36,3%, sendo 18,4% nas lojas de bairro e 18% nas lojas do centro.