Morre Theo de Barros, compositor de "Disparada" 16/03/2023 - 09:21

Da Redação, com informações do jornal Folha de S. Paulo

Morreu na madrugada de ontem, em São Paulo, aos 80 anos, o compositor Theo de Barros, conhecido por "Disparada", ao lado de Geraldo Vandré, e pela parceria com a cantora Elis Regina.

No final da década de 1950, ele estreou profissionalmente na Boate Lancaster tocando contrabaixo. Barros despontou mesmo nos anos 1960, quando a bossa nova se firmou no cenário musical. Em 1965, Elis Regina gravou a composição "Menino das Laranjas" em seu primeiro compacto. No ano seguinte, Barros foi vencedor da segunda edição do Festival da Record, com a música "Disparada", que ganhou vida na voz do cantor Jair Rodrigues.

Além da música, Barros atuou também no teatro, sendo diretor musical de peças como "Arena Conta Tiradentes", "Arena Conta Zumbi" e "Arena Conta Bolivar", do dramaturgo Augusto Boal. Ele participou ainda da trilha sonora de filmes e novelas e da composição de jingles publicitários.

Dono de seis discos, o compositor venceu o 29º Prêmio da Música Brasileira na categoria de melhor álbum por "Tatanagüê", seu penúltimo trabalho, lançado em 2017.