Mostra com filmes sobre a Semana de Arte Moderna estreia no Cine Passeio 08/03/2022 - 15:16

A Escola de Belas Artes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), em parceria com o Cine Passeio, apresenta durante este semestre a mostra "Modernismo e Movimento - O Cinema e a Semana da Arte Moderna de 1922". A estreia é neste sábado (12), às 10h30, com a exibição do filme "Villa-Lobos - Uma Vida de Paixão", de Zelito Vianna. A entrada é gratuita.

Idealizada pelo professor, pesquisador e crítico de cinema Paulo Camargo, a mostra busca refletir a importância da Semana da Arte Moderna de 1922. Paulo Camargo é também colunista de cinema na Rádio Educativa.

A Semana da Arte Moderna, que aconteceu entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922, no famoso Teatro Municipal de São Paulo, é considerada um marco do modernismo no Brasil, com suas representações na música, na poesia, na pintura, na dança, no teatro e nas artes visuais. Artistas como Mário e Oswald de Andrade, Di Cavalcanti e Anita Malfatti propuseram explorar a brasilidade e valorizar o território nacional como berço de inspiração cultural. Serão exibidos, ao longo do primeiro semestre de 2022, entre março e junho, filmes brasileiros que retratam aspectos, artistas e obras do modernismo com diferentes pontos de vista.

Os longas-metragens selecionados são: "Villa-Lobos – Uma Vida de Paixão" (2000), do diretor Zelito Vianna; "Macunaíma" (1969), adaptação do romance homônimo de Mário de Andrade por Joaquim Pedro de Andrade, que também dirigiu outro título da mostra, "O Homem do Pau Brasil" (1981), sobre o escritor, poeta e dramaturgo Oswald de Andrade. Também faz parte da lista "Eternamente Pagu" (1988), cinebiografia da escritora e pioneira do movimento feminista no Brasil, Patrícia Galvão, com direção de Norma Bengel.

Completam a programação os curtas-metragens "Não Me Condenes Antes Que Me Explique" (1998), de Cristina Leal, escrito a partir das cartas trocadas entre Mário de Andrade e o seu amigo poeta Manuel Bandeira, e "Abaporu" (2021), de Igor Vasconcellos, inspirado na tela clássica de Tarsila do Amaral.

As exibições da mostra acontecerão uma vez por mês, sempre aos sábados, às 10h30 no Cine Passeio, e serão acompanhadas de debates sobre os filmes e seus temas, com a participação de convidados da área artística e acadêmica, entre eles professores do corpo docente da PUCPR. O evento é gratuito. O Cine Passeio fica na Rua Riachuelo, 410

Confira a programação:

12 de março

"Villa-Lobos – Uma Vida de Paixão" (roda de conversa com os convidados Adailton Pupia (PUCPR) e Fabio Poletto (UNESPAR)

09 de abril

CURTA - "Não Me Condenes Antes Que Me Explique"

09 de abril

"Macunaíma"