Museu Paranaense seleciona bolsistas indígenas para programa de curadoria compartilhada 20/05/2022 - 08:20

Termina amanhã (21) a chamada do Museu Paranaense (Mupa) para seleção de estudantes indígenas universitários que vão atuar como bolsistas no museu entre junho deste ano e março do ano que vem.

 

Os três selecionados vão auxiliar em atividades de pesquisa, curadoria e consultoria para uma nova exposição abordando temáticas da cultura indígena, prevista para inaugurar no final deste ano. A bolsa mensal que será paga aos estudantes é de R$ 800. A carga horária prevista é de 8 horas semanais em atividades presenciais no museu. Os dias e horários dessas atividades vão ser acordados entre a equipe do Mupa e os estudantes selecionados no programa. Não é necessário ter experiência no trabalho em museus para se inscrever.

 

O formulário da chamada ficará disponível aos candidatos até hoje (20). A intenção é reforçar a importância da presença indígena no museu de maneira recorrente, e não apenas vinculada a ações pontuais. A metodologia de trabalho conta com etapas para que os estudantes indígenas possam conhecer o museu e seu público, aproximação com o acervo etnográfico, planejamento e visita a aldeia no Paraná, além das fases inerentes à própria exposição, como a escolha do acervo, definição dos objetos a serem adquiridos junto às comunidades e desenvolvimento dos conteúdos.

 

Mais informações sobre as vagas, podem ser acessadas no site do Mupa e o formulário de inscrição clicando aqui.