Museu da Imagem e do Som resgata e cataloga acervo do extinto estúdio Foto Brasil 02/06/2023 - 14:38

Após mais de 20 anos, o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) retomou recentemente a catalogação do acervo do extinto Foto Brasil, estúdio de fotografia dos sócios Isaac Krieger, Walter e Erwin Jacobs, doado ao Estado em 2001. O acervo, composto por materiais e objetos iconográficos, estava armazenado e recentemente foi confiado aos cuidados do professor, fotógrafo, curador e documentarista Roberto Pitella, que atua como pesquisador do museu.

Pitella encarou a missão de fazer a curadoria e catalogação desse vasto acervo, que inclui mais de 500 mil objetos, entre eles fotografias, quadros, negativos, objetos, cenários, figurinos, chapas de vidro, além de materiais administrativos e registros que existem desde a década de 1930.

Esses itens, juntamente com uma série de documentos históricos, são uma fonte rica para pesquisas sobre técnicas fotográficas, aspectos socioeconômicos, processos artísticos e entre outros estudos. A catalogação e organização das iconosferas e tipologias dos objetos permitirão que pesquisadores, estudantes e entusiastas explorem esses materiais. O processo de curadoria e catalogação está em andamento e a previsão é que seja concluído a partir de 2024. Pitella enfatiza que, além da quantidade impressionante de peças, a qualidade técnica do acervo é igualmente notável. “É um privilégio poder assumir a responsabilidade de cuidar desses materiais importantes, pouco mais de vinte anos após sua doação. É um reencontro”, afirma.

Um espaço para produção de memórias
Durante mais de sete décadas, a Foto Brasil foi o estúdio fotográfico mais renomado de Curitiba. Em 1930, os irmãos Erich e Walter deram vida ao estúdio fotográfico Irmãos Jacobs, na Rua XV de Novembro, e logo em 1931, o estúdio foi oficialmente registrado como Foto Brasil.

Em 1954, Erich faleceu, deixando Walter como único responsável pelo estúdio. Sete anos depois, em 1961, Erwin Jacobs, sobrinho dos irmãos Jacobs conhecido como Bubi, começou a contribuir com o serviço de retoque de fotos. A década de 1970 marcou uma mudança significativa, quando o funcionário Isaac Kriger se tornou sócio, formando a Jacobs, Kriger & Cia. Ltda. Por fim, em 1980, Bubi se torna o terceiro sócio da Foto Brasil.

O estúdio era frequentado por pessoas de diversas classes sociais. Com a evolução tecnológica e a popularização das câmeras domésticas, o Foto Brasil encerrou suas atividades em 2001, mas deixou um legado importante na memória da capital paranaense.

Guardando memórias de gerações, o acervo doado ao MIS-PR apresenta uma quantidade de incontáveis possibilidades para pesquisa. São fontes valiosas para investigar o comportamento, moda e gestualidade de cada época, desvendar as relações familiares e as hierarquias sociais, analisar os padrões de beleza vigentes, até a religiosidade e os festejos que marcaram a cidade. Além disso, o acervo revela os diferentes processos fotográficos utilizados ao longo do tempo, desde as chapas de vidro até a era pré-digital.