No Paraná, ‘mercadinhos de bairro’ representam 82% das empresas no setor supermercadista 03/05/2022 - 15:30

Os tradicionais mercadinhos de bairro dominam, quantitativamente, o setor supermercadista no Paraná. Segundo informações do Painel Mapa de Empresas, disponibilizado pelo Ministério da Economia com base no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), no último dia 12 havia, em todo o estado, 28.964 hipermercados, supermercados, minimercados, mercearias e armazéns, sendo que 23.915 dessas empresas (o equivalente a 82,6% do total) se enquadram nas três últimas categorias, compreendendo, justamente, os chamados mercadinhos de bairro.

Em Curitiba, o cenário é parecido. A capital paranaense conta com 3.284 empresas ativas no setor supermercadista, sendo 170 hipermercados (5,2% do total), 270 supermercados (8,2%) e 2.844 minimercados, mercearias e armazéns (86,6%).

Recentemente, inclusive, um levantamento feito pelo Sebrae constatou que, nos últimos anos, os mercadinhos de bairro ganharam mais importância na vida dos brasileiros e um maior espaço na economia. É que o comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – minimercados, mercearias e armazéns – registrou uma alta na abertura de novos negócios no período de 2018 a 2021 no país, com destaque para o período da pandemia, quando o volume de novos empreendimentos cresceu 12 % entre 2020 e o ano passado.

Para o analista da Unidade de Competitividade do Sebrae, Vicente Scalia, o resultado já era esperado. Além de ser um nicho que abriga diversos tipos de atividades em um só formato – padaria, açougue e hortifrúti, por exemplo –, o segmento foi um dos poucos que não parou suas atividades durante a pandemia, por ser considerado essencial. Outro fator que beneficiou os mercadinhos, na visão do analista, foi a escalada da inflação e a redução do poder de compra do consumidor.

“Essa foi uma atividade que cresceu muito e ressalto, principalmente, o papel das compras menores, aquelas semanais. O poder de compra do brasileiro vem diminuindo e não há mais espaço para a compra mensal. Com a alta dos preços dos alimentos e do combustível, o cliente se desloca, no máximo, para um mercadinho do próprio bairro, onde adquire o necessário”, explica Scalia.

 

Competitividade e profissionalização estão crescentes

As restrições impostas pela pandemia, principalmente durante as fases de lockdown, foram um empurrão para acelerar as mudanças do setor. Segundo o analista do Sebrae, a transformação mais notável foi o advento em massa do delivery.

“Alguns empreendimentos já estavam implementando os serviços de entrega, mas muitos outros que começaram nesse período expandiram ainda sua presença digital por meio das redes sociais e, em especial, do Whatsapp”, comenta Vicente Scalia.

Outra inovação que ganhou força foram os minimercados de condomínio, que permitem compras rápidas de produtos industrializados, em sua maioria, sem a necessidade do atendimento de um funcionário, com o pagamento via caixa eletrônico ou por meio de aplicativo; e os clubes de produtos por assinatura, que agora incluem artigos de minimercados.

 

Estado concentra o segundo maior número de hipermercados

Embora oito em cada dez empresas do setor supermercadista no Paraná sejam os chamados ‘mercadinhos de bairro’, nacionalmente o estado se destaca mesmo é pela presença dos hipermercados. Segundo o Painel Mapa de Empresas, o Paraná concentra 1.047 unidades desse tipo, aparece como a segunda unidade da federação com mais hipermercados, atrás apenas de São Paulo (1.806) e com vantagem considerável para o terceiro colocado, o Rio Grande do Sul (806).

Já com relação aos minimercados, mercearias e armazéns, o estado aparece apenas na sétima colocação, atrás de São Paulo (76.013), Bahia (46.835), Minas Gerais (42.547), Ceará (34.996), Rio Grande do Sul (30.940) e Rio de Janeiro (25.887).

Por último, com relação aos supermercados, o Paraná possui o quarto maior número de empresas ativas (4.002) em todo o país, atrás de São Paulo (10.168), Minas Gerais (5.994) e Rio Grande do Sul (4.243).

 

Hipermercados, supermercados, minimercados, mercearias e armazéns no Paraná

Total: 28.964
Hipermercados: 1.047
Supermercados: 4.002
Minimercados, mercearias e armazéns: 23.915

 

Hipermercados, supermercados, minimercados, mercearias e armazéns em Curitiba

Total: 3.284
Hipermercados: 170
Supermercados: 270
Minimercados, mercearias e armazéns: 2.844

 

Fonte: Painel Mapa de Empresas, com dados do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ)