Novo filme de Scorsese é aplaudido por 9 minutos em Cannes; assista ao trailer 23/05/2023 - 15:30

Felipe Worliczeck*

Em 18 de maio foi lançado o trailer de “Killers of the Flower Moon”, novo longa-metragem de Martin Scorsese, diretor que, aos 80 anos, mantém uma das carreiras mais prolíficas e longínquas da história do cinema. O filme de 3 horas e 26 minutos estreou no Festival de Cannes no último sábado (20) e foi ovacionado durante 9 minutos (assista ao trailer abaixo).

“Killers of the Flower Moon” estreia internacionalmente em outubro deste ano, e conta a história do assassinato de membros da tribo Osage, nos Estados Unidos, em uma disputa pela região de Oklahoma, rica em petróleo. Partindo da frase “a ganância é um animal”, presente no trailer, a produção promete ser mais um dos trabalhos em que Scorsese não esconde seu lado político, caso de obras como “O Lobo de Wall Street” (2013)  e “O Irlândes” (2019). “Killers of The Flower Moon” conta com Leonardo DiCaprio e Lilly Gladstone nos papéis principais, além das estrelas Robert De Niro e Brendan Fraser.

O filme é a segunda produção de Scorsese em parceria com um serviço de streaming - agora com a Apple TV. Em entrevista à revista Hollywood Reporter em 2019, o cineasta afirmou que não conseguiu mais financiamento para “O Irlândes” em estúdios tradicionais,  por isso recorreu à Netflix na época.

Sobre o diretor
Martin Scorsese é um dos diretores mais conhecidos, influentes e renomados de Hollywood. A maioria de seus filmes retratam a realidade que Scorsese viveu como ítalo-americano em Nova York.

Scorsese é comumente associado à Nova Hollywood, ao lado de Brian De Palma, Francis Ford Coppola e Steven Spielberg. O movimento tomou corpo nos anos 1970, em uma época em que a indústria buscava financiar projetos autorais inspirados pela Nouvelle Vague francesa. A intenção era ajudar a bilheteria americana, que sofria após o fim de seu período clássico na década de 1960. 

Scorsese trabalhou com Robert de Niro em clássicos como “Touro Indomável” (1980) e “O Rei da Comédia” (1982). O diretor é conhecido também por sua versatilidade e qualidade em diversos gêneros e temas, desde a comédia “Depois de Horas” (1985) até filmes de gângster como “Os Bons Companheiros” (1990) e representações do cristianismo em “A Última Tentação de Cristo” (1998) e “Silêncio” (2016). Martin Scorsese foi ganhador de diversos prêmios, incluindo o Oscar de Melhor Direção pelo filme “Os Infiltrados” (2006).

*Estagiário, sob supervisão de Cristiano Castilho