O que faz de Curitiba ser uma das 12 cidades com destinos turísticos inteligentes? 01/06/2023 - 09:02

São considerados destinos inteligentes aqueles que se preocupam com acessibilidade, sustentabilidade, inovação, tecnologia e criatividade

Giovanna Palaoro


É em um dos mais nobres bairros de Curitiba, o Batel, entre prédios residenciais e edifícios comerciais modernos, que um casarão antigo se destaca. Bem preservado e com um grande jardim, o ambiente do Quintana Gastronomia é aconchegante e convida para um encontro com amigos ou um almoço que rompe a conexão com a correria de um grande centro urbano.

No cardápio, alimentos orgânicos, inspirados na culinária internacional e até cervejas artesanais. Mas o diferencial está mesmo em uma série de iniciativas que tornam o empreendimento sustentável, entre elas captação de água da chuva e a compostagem. A chef de cozinha e dona do Quintana Gastronomia, Gabriela Vilar de Carvalho, afirma que a prática está presente no dia a dia do estabelecimento e outras novidades devem ser implementadas. “Encontramos um processo pra fazer a gestão de dejetos, dentro do restaurante, com a compostagem, mas já estamos planejando para adquirir um biodigestor, um processo mais rápido sem que a gente precise emitir o CO2”.

Ela conta que outras iniciativas melhoram a natureza e a produção de alimentos saudáveis: são as abelhas sem ferrão. No jardim do restaurante foram instaladas caixas com colmeias de abelhas nativas de diversas espécies. A empresária conta que elas convivem com os clientes e equilibram o ambiente. Com o mel, pólen e própolis, garantem riqueza nutricional e experiências sensoriais únicas. “Eu gostaria que nós tivéssemos abelhas em todos os restaurantes, em todas as empresas. Aqui no Quintana incentivamos isso, as colmeias já saíram do restaurante para a casa das pessoas, abelha significa vida, elas são responsáveis pela polinização de cerca de 90% das plantas brasileiras. Isso reflete significativamente no alimento. Então a gente tem alguns produtos com essa base, que são os super-alimentos”, explica Gabriela.

Para a empresária, as medidas só funcionam porque tem o engajamento da equipe, que passa por um treinamento específico. “É uma entrega de toda uma equipe. Juntos, a gente cria um trabalho que seja construtivo para todos. A gente espera, além da entrega para os clientes, que eles levem as iniciativas para suas casas. Eu tenho pessoas altamente produtivas, e isso é muito legal, pois todo mundo cresce”, ressalta.

 

A Capital Paranaense tem outros empreendimentos inovadores. São imóveis voltados ao aluguel de curta temporada, destinados ao público que utiliza aplicativos de locação por assinatura. Segundo o gerente de locações, Lucas Delagnelo, o setor apresenta crescimento significativo, e deve conquistar um público ainda maior nos próximos anos. “É um mercado que tende a crescer cada vez mais porque Curitiba é um pólo tanto turístico quanto de eventos, e isso exige esse novo tipo de produto. Assim o público que fica mais de três dias, não quer um hotel tradicional e agora tem essa possibilidade de locação. Então é um mercado que vai se desenvolvendo. É uma nova oportunidade imobiliária para quem quer empreender".

Foi pensando em empreender neste mercado que a consultora de finanças, Andrea Roskamp Kaminski, decidiu colocar o apartamento de três quartos para alugar na plataforma Airbnb. Ela fez algumas adaptações no imóvel, investiu em jogos de roupas de cama e de banho para atender aos hóspedes. A ideia deu tão certo que ela já foi promovida a super anfitriã pelo aplicativo. O segredo? Ela conta que é pensar no que ela gostaria de encontrar em uma hospedagem. “Eu trouxe o apartamento como extensão da minha casa. No conforto, na roupa de cama de primeira linha, de toalha de banho macias. Tenho uma pessoa que faz toda a limpeza e higienização do apartamento, antes do inquilino chegar, eu já faço toda a vistoria pessoalmente. A minha maior referência é o hóspede que chega e reserva três, quatro dias, e depois decide estender a locação, esse para mim é o maior reflexo que ele está se sentindo bem no espaço”, comemora.

Andrea já planeja investir na compra de outros imóveis para o aluguel de curta temporada. “Sou consultora financeira, e percebi que eu conseguiria ter um rendimento muito melhor do que numa locação convencional. Comecei a minha locação em janeiro deste ano, e teve meses que tive 220% de rendimento a mais. Além disso, com essa entrada e saída de inquilino, eu consigo manter a manutenção do imóvel. Mesmo que eu alugue o imóvel apenas nos finais de semana, eu consigo ter um rendimento acima de uma locação convencional. Eu quero já cuidar da minha aposentadoria dessa forma. Nos próximos dez anos, a minha meta é ter 10 imóveis”.

A iniciativa da Andrea atende a uma demanda cada vez maior entre os principais destinos turísticos do mundo. Negócios como o dela e da Chef Gabriela Vilar de Carvalho, colocam Curitiba como Destino Turístico Inteligente (DTI). A consultora do Sebrae-PR, Patrícia Albanez, explica que o termo surgiu há alguns anos e vai além da tecnologia, inclui ainda negócios sustentáveis, que possuem características de governança, acessibilidade, inovação e sustentabilidade. “Um Destino Turístico Inteligente trabalha todo o processo da jornada do turista, antes, durante e após a estadia, com serviços de inovação, sustentabilidade e acessibilidade. O DTI tem alguns eixos para que a gente tenha uma melhor experiência do turista e melhore a qualidade de vida também do cidadão. Então todos eles têm pilares muito fortes de impacto sociocultural, em que a gente consegue ter uma vivência da cultura local, dos aspectos da sociedade, e saia de Curitiba conhecendo e valorizando o que conheceu. O reflexo disso está no retorno econômico da cidade e das empresas envolvidas nessa cadeia”, exemplifica.

Para a cidade ter esse título também é preciso investimento do Poder Público. Segundo Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo, Curitiba oferece inovação também no transporte e na informação para os turistas. “Garantimos ao turista o conforto, a segurança, e novas oportunidades e meios de conhecer a cidade. A gente traz a questão da sustentabilidade, da acessibilidade, a melhoria na mobilidade, com foco na linha turismo. A tecnologia, que facilita ao turista a participação e vivência dele aqui, mas também possa nos gerar informações para que a gente possa aprimorar esses serviços e espaço que ele frequenta, e ter também um envolvimento com a comunidade, o reconhecimento da atividade turística na cidade como oportunidade de desenvolvimento também.”

O Destino Turístico Inteligente tem o apoio de entidades internacionais como do Banco Interamericano de Desenvolvimento, do Ministério do Turismo e do Sebrae, com investimento em uma melhor experiência do turista. Segundo Patrícia Albanez, consultora do Sebrae-PR, o empresário que quer entrar nesse mercado conta com a consultoria do chamado ecossistema Curitiba. “O Sebrae ajuda o empresário a fazer essa análise do tipo de negócio, o ‘Conexões DTI (Destino Turístico Inteligente)’, coloca as empresas que fornecem tecnologia junto com as empresas da economia tradicional. Já fizemos rodadas voltado para hotelaria, para bares e restaurantes, para as empresas de cadeia de uma forma geral. Além disso, a gente tem programas específicos de melhoria de processos, de implementação de normas, para posicionamento do marketing online, revisão de marca e excelência em gestão. Tudo isso faz com que a empresa caminhe também no sentido de ser uma empresa inteligente. Por que hoje a única coisa que uma empresa não pode fazer é se manter no mesmo movimento, trabalhar com a cultura da inovação, implementando melhorias, é inevitável para ter sustentabilidade no negócio”, finaliza.

Quem tem um negócio voltado a este novo modelo explica que são iniciativas únicas, com um toque da cultura local, que permite a reinvenção. A chef Gabriela Vilar de Carvalho, já colhe os frutos deste trabalho. "A maioria das pessoas via o investimento na área de sustentabilidade como só a aplicação de um custo. É certo que quando a gente investe nesse caminho de colaboração, vai evoluindo o contexto, o processo de todos vai evoluindo. Hoje eu vejo resultados que eu já sonhei e que eram muito difíceis”.

Para receber as orientações do Sebrae/PR os interessados podem baixar o aplicativo Meu Sebrae, acessar o site www.sebraepr.com.br ou ainda acionar a Central de Relacionamento pelo telefone 0800 570 0800.