Olhar de Cinema divulga filmes da abertura, encerramento e cineasta homenageado 02/05/2022 - 17:58

Os filmes que serão exibidos na abertura e no encerramento do 11° Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba, além do homenageado da Mostra Foco, foram divulgados nesta segunda-feira (02). "Vai e Vem", dirigido por Chica Barbosa e Fernanda Pessoa, abre o evento. O encerramento será com "Todo Mundo Já Foi Pra Marte", do diretor Telmo Carvalho. O festival acontece de 1º a 9 de junho em formato híbrido.

A escolha privilegia obras contemporâneas nacionais, ambas com roteiros que permeiam a pandemia com diálogos, sensações e experiências pessoais. Você pode conferir as fichas de ambos os filmes abaixo, bem como daqueles presentes na Mostra Foco.

 

Homenagem

Kiro Russo, diretor boliviano, será o grande homenageado este ano da Mostra Foco. Ela destaca cineastas que merecem ser descobertos pelo público brasileiro, caso de Russo, um dos expoentes do cinema contemporâneo boliviano. 

Nascido em La Paz, em 1984, o cineasta produziu e dirigiu dois longas e quatro curtas-metragens, exibidos em diversos festivais internacionais. Seus temas estão normalmente voltados à observação dos movimentos urbanos e rurais na Bolívia, mesclando a cosmologia indígena ao acelerado ritmo da urbanização no país. 

O Olhar de Cinema dedica os três programas da Mostra Foco deste ano a ele, exibindo toda sua obra. Estarão presentes, portanto, os curtas-metragens "Enterprisse" (2011), "Juku" (2012), "A besta" (2015) e "Nova vida" (2015), dirigidos por Russo, junto à "Despedida" (2015), realizado por Pablo Paniagua, diretor de fotografia de todos os filmes do diretor. Completam a programação os dois longas do diretor: o aclamado "Velho Caveira" (2016) e "O Grande Movimento" (2021), premiado como melhor filme da Seção Orizzonti na "Bienal de Veneza" (2021), que estreia no Brasil neste 11ª Olhar de Cinema.

 

Inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para as Oficinas do Olhar de Cinema. Em formato online, interessados de todo o país podem participar das atividades, que se dividem em  três temas nesta edição: “QuilomboCinema”, ministrada por Tatiana Carvalho Costa; “A Montagem como Reescrita de um Filme”, por Tomás von der Osten, e “Incorporar memórias; corporalizar presenças”,  por Abiniel João Nascimento. Para isso, devem acessar e preencher o formulário disponível no link até o dia 13 de maio.

 

Ficha técnica

 

FILME DE ABERTURA

 

VAI E VEM (Brasil, 2022), de Chica Barbosa, Fernanda Pessoa, 82’

Como contraponto ao mundo virtual e (des)conectado, duas amigas criam uma provocação fílmica. Momentos, lugares e as mulheres ao redor são um estímulo para ver a realidade com novas interpretações. Um vai e vem que se torna uma dança de resistência.

 

FILME DE ENCERRAMENTO

 

TODO MUNDO JÁ FOI PRA MARTE (Brasil, 2022), de Telmo Carvalho, 75’

"Todo Mundo Já Foi Pra Marte!" é um documentário em animação experimental sobre a vida dos animadores do Ceará durante a pandemia. Os artistas, dentro dos seus estilos de animação, contam como o isolamento os afetou.

 

FOCO - KIRO RUSSO

 

Longas

 

O GRANDE MOVIMENTO (El gran movimiento, Bolívia/França, 2021), de Kiro Russo, 85’

Bolivia, dias de hoje.

Depois de caminhar por uma semana, Elder e seus companheiros mineiros chegam a La Paz para exigir a reintegração de seus empregos. De repente, Elder começa a se sentir mal...

 

VELHO CAVEIRA (Viejo calavera, Bolívia, 2016), de Kiro Russo, 79’

Um dia, o pai de Elder morre. Ele passa a morar com a avó em uma cidade mineira e consegue um emprego graças ao padrinho. Não demora muito até Elder estragar tudo, o que o leva a descobrir um segredo sobre seu pai.

 

Curtas

 

ENTERPRISSE (Argentina, 2010), de Kiro Russo, 8’

 

JUKU (Bolívia/Argentina, 2011), de Kiro Russo, 18’

A massa escura entre a tela e a sala pode bater novamente como a primeira escuridão. No fundo, um homem se move. Ele tem uma lâmpada. Sua luz e sua sombra formam as rochas que acabarão tomando a tela. Cerca de 10.000 pessoas entram diariamente em Posokoni, a maior mina de estanho da Bolívia.

 

A BESTA (La bestia, Argentina, 2015), de Kiro Russo, 12’

1538. No Império Inca, chegou um estranho visitante. O mensageiro Sisco dará a notícia.

 

NOVA VIDA (Nueva vida, Bolívia/Argentina, 2015), de Kiro Russo, 15’

Mistérios, angústias e sonhos de uma nova vida

 

DESPEDIDA (Bolívia, 2015), de Pablo Paniagua, 6’

 

Sobre o Olhar de Cinema

O Olhar de Cinema é um festival que busca destacar e celebrar o cinema independente brasileiro e mundial. São propostas estéticas inventivas, envolventes e com comprometimento temático, que abrange desde a abordagem de inquietações contemporâneas acerca do micro universo cotidiano de relacionamentos até interpretações e posicionamentos sobre política e economia mundial. A seleção apresenta ao público filmes que se arriscam em novas formas de linguagem cinematográfica, que estão abertos ao experimentalismo e que, ainda assim, possuem um grande potencial de comunicação com o público.

O 11º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba acontece de 1° a 9 de junho e conta com patrocínio da Sanepar, Compagas, Copel, Governo do Estado do Paraná, Uninter e Peróxidos do Brasil, apoios da Ebanx, Grupo Servopa, Tintas Verginia e apoio Cultural Projeto Paradiso. Produção Grafo Audiovisual, incentivo da Lei de Incentivo à Cultura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba e realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal.

 

SERVIÇO

11º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba

Data: 1º a 9 de junho

Locais: Cine Passeio, Cinemark Mueller, Teatro da Vila, Cinemateca de Curitiba, Museu Oscar Niemeyer

Ingressos: R$ 14 (inteira) e R$ 7 (meia)