Orquestra Ladies Ensemble apresenta concerto em homenagem a Astor Piazzolla 15/05/2023 - 11:06

Após dois concertos focados em cânones da música europeia, a Orquestra Ladies Ensemble se volta para a América do Sul em sua próxima apresentação no Auditório Regina Casillo, no Centro de Curitiba. O concerto dos dias 19 e 20 de maio será dedicado ao bandoneonista e compositor argentino Astor Piazzolla (1921–1992), considerado um dos principais representantes da música nacionalista do século 20 e conhecido por incorporar o tango e o jazz às suas obras. O concerto integra o projeto “Orquestra Ladies Ensemble no Auditório Regina Casillo”, realizado pelo Ministério da Cultura e Centro Cultural Solar do Rosário por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Os ingressos já estão à venda pelo site Disk Ingressos.

O programa, elaborado pela diretora artística e musical da orquestra, Fabiola Bach Akel, inclui as obras “Fuga y mistério”, Oblivion”, “Fuga 9”, “Adios nonino”, “La muerte del ángel” e “Libertango” – além de “Invierno Porteño”, uma das peças da famosa suíte Cuatro Estaciones Porteñas. A obra terá como solista a violinista da Ladies Ensemble Rebeca Vieira.

Também integrante da orquestra, Juliane Weingartner executará o violino solo em "Ave Maria". O repertório ainda inclui “Tango per Claude”, do acordeonista e compositor francês Richard Galliano – que conheceu Piazzolla nos anos 1980 e se inspirou nele para criar a nova "nova musette" da mesma forma que o argentino recriara o tango. A regência será do maestro Roberto Ramos e a apresentação contará com comentários didáticos da educadora musical Clarice Miranda. 

A Ladies Ensemble
Primeira orquestra formada só por mulheres no Brasil, a Ladies Ensemble atua desde 2009 e reúne musicistas de diferentes idades, vertentes, influências e inspirações. Fundada pela violista Fabiola Bach Akel, o grupo é expoente em um universo com diminuta presença feminina em posições de liderança e mostra que mulheres podem ser protagonistas em uma orquestra. 

O apoio a causas da mulher é uma de suas missões centrais — entre elas, a conscientização sobre o câncer de mama. Para isso, produz iniciativas como o “Concerto das Rosas” — espetáculo apresentado para milhares de pessoas entre 2017 e 2018 com o objetivo de arrecadar fundos para a compra de próteses mamárias.

Hoje com “casa própria” no Auditório Regina Casillo, a Ladies Ensemble tem entre suas missões a formação de plateia, a democratização da música clássica e a formação de musicistas. Desde seu início pioneiro como noneto até hoje, a orquestra influencia e inspira outras mulheres a seguirem seus sonhos e paixões sem medo. 

A residência na sala de concertos se estabeleceu em 2022 por meio do bem-sucedido projeto “Orquestra Ladies Ensemble no Auditório Regina Casillo”, realizado pelo Centro Cultural Solar do Rosário e viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. Foram dois concertos mensais inéditos do grupo no espaço – inaugurado pela instituição em 2019. 

Com casa cheia ao longo de toda a temporada, a orquestra recebeu convidados como o pianista Arnaldo Cohen, a maestrina Priscila Bonfim, as cantoras Fortuna, Daniele de Oliveira e Masami Ganev e as violinistas Carolina Kliemann e Soraia Landim. 

Além de outras ações de contrapartida social e concertos didáticos gratuitos, destacou-se em 2022 o concerto de Natal, em dezembro, que arrecadou mais de 500 brinquedos novos doados pelo Solar do Rosário ao Hospital Pequeno Príncipe – instituição beneficiada pelo projeto “Orquestra Ladies Ensemble no Auditório Regina Casillo”. As doações foram entregues a pacientes internados ou em tratamento no hospital pediátrico.

SERVIÇO
Ladies Ensemble – Noite Porteña com Piazzolla
Datas: Dia 19/5, às 20 horas, e dia 20/5, às 17h
Local: Auditório Regina Casillo - Rua Lourenço Pinto, 500, Centro, Curitiba - PR
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada) + taxa do Disk Ingressos
Vendas pelo Disk Ingressos: (41) 3315-0808 | diskingressos.com.br/
Estacionamento gratuito no local