PM aborda 3 mil pessoas e encaminha mais de 100, nos primeiros dias de Carnaval no Litoral 28/02/2022 - 15:30

A Polícia Militar do Paraná acompanhou a movimentação de turistas e moradores no Litoral ao longo dos três primeiros dias do Carnaval 2022. A ausência dos trios elétricos e das festas não diminuiu a procura dos veranistas pela região e a PM reforçou a presença em todos os municípios para inibir crimes e atender a população. Segundo o balanço divulgado nesta segunda-feira (28), 621 ocorrências gerais foram atendidas, dentre elas 151 de perturbação do sossego, entre sexta-feira e domingo (25 a 27).

O trabalho de policiamento ostensivo e a presença dos policiais nas ruas também contribuíram para que fossem identificadas oito pessoas foragidas da justiça. A PM abordou nos três dias mais de 3 mil pessoas, das quais 101 foram presas e encaminhadas a delegacias. e vistoriou 543 veículos. Além disso, os policiais militares prestaram mais de 6,3 mil orientações gerais à população e distribuíram 1,8 mil pulseirinhas de identificação às crianças no período.

 Em Guaratuba e Matinhos, cidades mais movimentadas nestes primeiros dias, as famílias aproveitaram o bom tempo para passear, durante o dia, com as crianças na orla e pontos comerciais, recebendo os cuidados da PM com policiamento preventivo e orientações. No período da noite, mais pessoas foram às ruas e o trabalho de patrulhamento preventivo e ostensivo foi intensificado, por meio de abordagens, em especial por conta das situações de perturbação do sossego.

A Praia Mansa, em Matinhos, um dos pontos mais procurados, principalmente à noite, e tem sido monitorada pela PM com equipes em módulo móvel e policiais militares fazendo rondas com bicicletas e motocicletas. Na região central de Matinhos, incluindo a orla Caiobá, a presença policial foi com as equipes a pé e com viaturas. Os balneários também receberam atenção de equipes especializadas.

Pela orla de Guaratuba, as atividades policiais também foram intensas com policiamento a pé e motorizado.

Nos balneários de Praia de Leste, Ipanema, Santa Terezinha e Shangrilá, em Pontal do Paraná, equipes com módulos móveis e viaturas patrulharam nos pontos com maior circulação de pessoas.

O Batalhão de Polícia de Choque e a Companhia de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas intensificaram o patrulhamento e promoveram abordagens a pessoas e veículos nos três municípios,  em apoio especializado ao policiamento regular.

Em Morretes, Antonina e Paranaguá, as áreas gastronômicas e pontos turísticos como a Ponta da Pita e os centros históricos atraíram turistas e foi reforçado o patrulhamento. 

Juntamente com os policiais que atuam no Litoral desde o início da temporada, a PM aplicou equipes de cadetes da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) em pontos estratégicos, supervisionados, para reforçarem o trabalho preventivo e terem contato com o serviço operacional ainda no período de formação.

Desde sexta-feira, a Corporação destacou equipes especializadas para continuarem atuando para coibir crimes, bem como no atendimento às demandas que fossem surgindo em cada município.

Atuantes nas cidades do Litoral, compõem o reforço para este Carnaval equipes da Companhia Tático Móvel de Trânsito, do BPChoque, das Ações Integradas de Fiscalização Urbana (AIFU), do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreasm do Batalhão de Polícia Rodoviária, do Regimento de Polícia Montada, do Batalhão de Polícia Ambiental, do Batalhão de Polícia Escolar, além do constante radiopatrulhamento e policiamento feito com as bicicletas.