Paraná tem 20 cidades em situação de emergência 18/10/2023 - 09:40

O Governo do Estado homologou nessa terça-feira (17) os decretos de situação de emergência de Prudentópolis, Rebouças e Dois Vizinhos, elevando para 20 o número de municípios nessas condições, que passam a ter acesso a linhas de crédito especiais. O reconhecimento também permite um reforço nos efetivos do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil para o atendimento à população local.

Em União da Vitória, o Rio Iguaçu já atingiu mais de 8 metros. Devido às condições, a cidade suspendeu as atividades escolares e o transporte da rede municipal de ensino até sexta-feira (20). A cidade conta com 18 abrigos e o Governo do Estado já transferiu 27 pessoas para hotéis e pousadas. Até o momento, mais de 65 mil pessoas de 78 cidades foram afetadas de alguma forma pelas fortes chuvas desde o início do mês. Desse total, 760 permanecem desalojadas, abrigadas em casas de parentes ou conhecidos, enquanto 816 continuam desabrigadas, estando em abrigos públicos.

Para atender essas famílias, o governo já enviou comida, kits dormitório, de higiene, limpeza e 58 mil telhas. Em União da Vitória, o efetivo de bombeiros foi dobrado, de 20 para 40, com oito embarcações para alcançar moradores em locais de difícil acesso. Em São Mateus do Sul, a equipe trabalha, em especial, no atendimento de 220 famílias que ficaram ilhadas por causa da elevação do Rio Iguaçu.