Paraná vai usar drones para ajudar bombeiros em salvamentos 12/09/2023 - 10:37

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná passou a utilizar no feriado de 7 de setembro uma nova tecnologia para auxiliar as ações das forças de segurança no Litoral do Estado. 

 

Os drones do Centro Integrado de Comando e Controle vão reforçar o monitoramento e identificação de situações como salvamento aquático. A previsão é que eles participem das ações no Litoral durante o Verão Maior Paraná. A ideia é que um representante do Corpo de Bombeiros esteja com a equipe que opera o drone e receba a informação em tempo real. Ele pode acionar uma equipe ou, caso esteja próximo ao local, agir para tratar da ocorrência. 

 

A intenção é que a situação seja atendida o mais rápido possível por meio da orientação aos profissionais que estão nas areias, para que eles consigam chegar exatamente ao local de resgate. 

 

Recentemente, o Estado também adquiriu, pelo Projeto Falcão, outros cinco drones para utilização de policiamento ostensivo. Eles têm autonomia de voo de aproximadamente 40 minutos, capacidade de voo noturno com câmera termal de alta definição, capacidade de zoom óptico de 30 vezes e zoom digital de 200 vezes. Também possuem alto-falante e farol de buscas para otimizar sua aplicação nas demandas policiais. Além disso, o projeto tem quatro aeronaves superequipadas para contribuir com o trabalho das equipes policiais que estão em terra.