Passagem de cometa poderá ser vista a olho nu nesta semana 01/02/2023 - 09:43

O Cometa Verde poderá ser visto pela primeira vez em 50 mil anos a partir de hoje (01) no céu do Paraná. Com cerca de 1km de diâmetro, ele foi detectado pela primeira vez pela Zwicky Transient Facility, C/2022 E3, em março de 2022, quando passava pela órbita de Júpiter.

 

O cometa poderá ser visto a olho nu quando estiver a uma distância de 42 milhões de quilômetros da Terra. Na última vez em que ele se aproximou, o nosso planeta ainda era habitado pelos neandertais.

 

O cometa fica visível em todo o Hemisfério Sul neste mês de fevereiro e, segundo o Observatório Nacional, ele poderá ser mais bem observado a partir do dia 4.

 

Com o passar dos dias, o cometa será visto mais alto no céu e com mais tempo de visibilidade. Em 11 de fevereiro, a partir das 19h, o Observatório Nacional fará uma nova edição do evento virtual: “Céu em sua casa: observação remota”. Na transmissão ao vivo, astrônomos, amadores e profissionais parceiros do projeto exibirão imagens do cometa pelo YouTube.

 

Fotos e mais detalhes sobre o cometa verde podem ser conferidos no site do Observatório Nacional e também no perfil do Instagram.