Paulo César Pinheiro, o fotógrafo dos pensamentos, faz 73 28/04/2022 - 09:40

Thobias de Santana

A história de um povo talvez possa ser contada pelos seus hábitos. Pelas construções que esse povo utilizava, a religião que praticava - se praticava - ou, também, pelos valores que abraçava. Provavelmente, a melhor fotografia de um povo é aquela que brota dum poeta que imprime uma sequência de palavras, frases, sentimentos, versos e rimas, tudo com espírito, que são o espelho mais profundo daquela gente.

Uma das provas irrefutáveis disso é o dia 28 de abril de 1949, data em que nasceu Paulo César Pinheiro, que também é Francisco, poeta que nunca poderá ser acusado de ter sido negligente com as habilidades que a natureza lhe deu, uma vez que não só usou, como ousou e abusou dos recursos de que dispunha, para nossa alegria e deleite.

Esse fotógrafo de pensamentos, sentimentos e emoções, que conhecemos como poeta Paulo César Pinheiro, iniciou no ofício aos 14 anos, escrevendo “Viagem”. Se você, leitor, estiver próximo de uma plataforma digital, ouça, por favor, e diga se é possível alguém, tão jovem, fotografar com tanta maestria.

PC tem como parceiros nomes do máximo respeito, como Tom Jobim, Edu Lobo, Dori Caymmi, João Nogueira, Baden Powell, Pixinguinha e mais uns 140 companheiros que juntos resolveram fazer a luz e, assim, a luz foi feita e compartilhada conosco, que passamos a enxergar nas fotos especiais do poeta parte tão rica da nossa existência.

Paulo Cesar Pinheiro foi cantado por todos nós, mas também por entidades como Elis Regina, Clara Nunes, Elizeth Cardoso, MPB-4, Quarteto em Cy e muitos outros e outras. São mais de 2.200 músicas compostas, 1.400 gravadas e cerca de 5.000 regravações.

Além da “Viagem” que ele nos proporcionou, nos presenteou com “Canto Das Três Raças” com todo “Poder da Criação” e nos deu o “Espelho”, mas antes, muita “Súplica” e uma infinidade de outros sucessos que o poeta, modesto, recusa o reconhecimento da sua grandeza, afirmando que “Maior é Deus” e pequeno sou eu: “O que eu tenho/ foi Deus que me deu/ O que eu dou, é o que eu tenho/ Foi Deus quem me deu.”