Paulo Lins, autor de best-seller que originou “Cidade de Deus”, lança novo romance 05/05/2023 - 15:25

Depois de escrever “Cidade de Deus” (1997), livro que deu vida ao filme dirigido por Fernando Meirelles e Katia Lund (2002), indicado quatro vezes ao Oscar, o escritor Paulo Lins está de volta, agora com o lançamento de “A construção de um novo sol” (Gryphus, 268 págs.), obra inspirada na comunidade Mãe Luiza, na região oceânica de Natal, no Rio Grande do Norte.

Em sua primeira parte, a obra conta a emocionante história da criação da favela Mãe Luiza, onde a família de Sr. José e D. Lucia com os filhos Regina, Neuza, Chico e Fefedo, este muito a contragosto, são obrigados a fugir da seca do sertão e a imigrar para a cidade grande, onde lutam por um pedaço de terra para chamar de seu, na esperança de uma vida melhor. Mesmo com as dificuldades da cidade, o otimismo e a solidariedade, a família consegue gradualmente alcançar seus objetivos ao lado de outras na mesma situação.

A segunda parte descreve como, nos últimos 30 anos, o distrito de Mãe Luiza, na cidade de Natal, passou de uma favela miserável para uma comunidade ativa. Desde a primeira ajuda humanitária para a construção de um ginásio, esse processo é descrito em pequenos artigos e ensaios ilustrados.

A documentação mostra como a transformação foi alcançada passo a passo, com a ajuda de muitos, estabelecendo as bases para o progresso contínuo. Menos crime, melhor educação e uma sociedade mais justa.

O lançamento do livro será realizado dentro da comunidade de Mãe Luiza, na Arena do Morro. A agenda do evento, além de ter uma sessão de autógrafos, também conta com a apresentação da Orquestra Filarmônica de Mãe Luiza, cinema itinerante sobre a história do bairro e homenagem ao Padre Sabino, morto em 2006, que dedicou sua vida à comunidade de Mãe Luiza e fundou o Centro Sócio Pastoral Nossa Senhora da Conceição, que completa 40 anos em 2023.

Paulo Lins
O escritor e poeta carioca iniciou seus trabalhos na década de 1980, como integrante do grupo Cooperativa de Poetas. Seu primeiro livro de poesia foi “Sobre o sol” (1986), pela editora UFRJ. Seus trabalhos como roteirista também se destacam: Lins roteirizou obras como “Quase Dois Irmãos” (2004), de Lúcia Murat, que recebeu o prêmio de melhor roteiro da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), em 2005. E ainda, publicou o romance “Desde Que o Samba é Samba” (2012) e a novela “Dois Amores” (2019).

A adaptação do best-seller para as telas do cinema rendeu, além de quatro indicações ao Oscar de 2004 (melhor fotografia, melhor diretor, melhor montagem e melhor roteiro adaptado), também uma nomeação ao Globo de Ouro como melhor filme estrangeiro. “Cidade de Deus” foi também um dos sete filmes, frutos de produções completamente brasileiras, a conseguirem indicação ao Oscar.