Peça vencedora do Prêmio Shell tem sessões gratuitas no Guairinha neste fim de semana 30/05/2023 - 10:39

De 2 a 4 de junho, Curitiba recebe sessões gratuitas de uma das mais comentadas montagens da Cia. Stavis-Damaceno, “Homem ao Vento”, ganhadora do Prêmio Shell de Melhor Dramaturgia e, apontada pelo Jornal Folha de São Paulo, como um dos melhores espetáculos nacionais. A tragicomédia, que tem entrada gratuita, ocorrerá no Guairinha (R. XV de Novembro, 971 – Centro), às 20h, na sexta-feira e sábado, e às 19h, no domingo. Os ingressos gratuitos estão disponíveis por meio do Sympla com lugares limitados.

A peça coloca o espectador em uma sala de ensaios, em um espaço em que nove atores tentam entender e dar andamento aos preparativos de uma peça melancolicamente cômica, repleta de confusões e perturbações próprias da mente do homem contemporâneo. As relações aparentemente caóticas entre os personagens - e mesmo entre os atores - vão se transformando no decorrer da peça, revelando universos complexos entre pai, mãe e filho, homem e mulher, homem e menino, vida e arte, o amor e a morte, a ordem e o caos, a memória e a invenção. O texto, escrito pelo premiado dramaturgo Marcos Damaceno, foi dirigido pelo autor junto com Rosana Stavis.

O “Homem ao Vento” segue características comuns aos trabalhos da respeitada companhia, como o foco na palavra, com atenção especial dada ao ritmo e à musicalidade das falas, dando destaque, além da ambivalência de questões como a ordem e o caos, também à realidade e à imaginação, assim como ao tratamento e à dimensão que esses textos ganham nas vozes dos atores. No espaço, a plateia é disposta em formato de arena, com o elenco no meio do público. “Essa disposição é ideal para Homem ao Vento, que tem um tom mais intimista na relação entre atores e o público”, afirma Damaceno.

Além de Rosana Stavis, recentemente indicada aos prêmios Shell, APCA e Aplauso Brasil por sua atuação em “Árvores Abatidas ou Para Luis Melo”, o elenco ainda conta com Bruna Spínola, Pagu Leal, Marwem HD, Fabiano Timmermann, Heleno Rohn, Jeff Franco, Marcelo Guerra e Marrara Mara.

“Homem ao Vento” é um projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Paraná, e conta com apoio da Copel, com apoio cultural da Secretaria Municipal da Cultura, Esporte e Recreação da cidade de Telêmaco Borba.

SINOPSE
Homem ao Vento coloca o espectador em uma sala de ensaios. No espaço, nove atores tentam entender e dar andamento aos preparativos de uma peça melancolicamente cômica, repleta de confusões e perturbações próprias da mente do homem contemporâneo. 

SERVIÇO
Homem ao Vento | Curitiba
de Marcos Damaceno
Data: 2 e 3 de junho – 20h | 4 de junho – 19h.
Local: Guairinha (Rua XV de Novembro, 971 - Centro)
Ingressos: GRATUITOS pelo Sympla (https://encurtador.com.br/uILMU)
Direção: Marcos Damaceno e Rosana Stavis

Com: Rosana Stavis, Bruna Spínola, Pagu Leal, Fabiano Timmermann, Heleno Rohn, Jeff Franco, Marcelo Guerra, Marrara Mara e Marwem HD.
Classificação: 14 anos
Gênero: Tragicomédia
Duração: 70 min
Espetáculo Gratuito