Pessoas de 30 a 39 anos já podem receber vacinas contra gripe e covid em Curitiba 10/05/2023 - 09:29

Curitiba amplia a aplicação das vacinas contra a gripe e bivalente anticovid para os moradores de 30 a 39 anos. São cerca 300 mil pessoas na cidade nessa faixa etária. Os imunizantes vão ser aplicadas a partir de hoje (10) em 105 unidades de saúde da capital, das 8h às 17h. A vacinação é feita de segunda a sexta-feira, sempre nesse horário.

 

As duas doses podem ser aplicadas no mesmo dia. Para receber a dose bivalente, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses. Também é necessário respeitar o intervalo de 4 meses (120 dias ou mais) depois da última vacina anticovid aplicada.

 

A vacina contra a gripe oferecida pelo SUS é trivalente e protege contra a influenza B, a H1N1 e a H3N2. A vacina é contraindicada para menores de 6 meses e para pessoas que tiveram reação anafilática grave em doses anteriores. É preciso apresentar documento de identificação com foto. O público-alvo recebe mensagem de convocação pelo Aplicativo Saúde Já Curitiba.


Pessoas que tiveram covid-19 devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas para se vacinar. No caso de pessoas que tiveram outras doenças, a orientação é que aguardem a ausência de sintomas.