Pinguins retornam ao mar após reabilitação em laboratório no litoral 06/09/2023 - 09:56

Nesta quarta-feira (06), o Laboratório de Ecologia e Conservação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), promove a soltura do maior grupo de Pinguins-de-Magalhães. Treze pinguins vão voltar ao mar com a saúde recuperada. A soltura é realizada  em Pontal do Sul, no Litoral do Paraná.

 

Esse projeto busca avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos. Há monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

 

O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O LEC/UFPR monitora o Trecho 6 (Paraná), compreendido entre os municípios de Guaratuba e Guaraqueçaba.

 

Ao encontrar animais marinhos debilitados ou mortos nas praias paranaenses é possível acionar a equipe do PMP-BS/Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) do Centro de Estudos do Mar (CEM) da UFPR pelo telefone 0800 642 3341 ou pelo WhatsApp (41) 9 9213-8746.