Polícia Civil orienta sobre golpe no carnaval 14/02/2023 - 11:24

O aumento da procura por quartos, quitinetes e casas para o feriado prolongado de carnaval faz com que estelionatários aproveitem para aplicar o golpe do falso aluguel.

 

Para orientar os turistas sobre como se prevenir contra os criminosos e também como agir em caso de se tornar uma vítima, a Polícia Civil do Paraná reforça orientações básicas de segurança.

 

Para atrair as vítimas, o imóvel é anunciado pelos criminosos com preço abaixo do mercado. Durante as negociações, eles pedem que o interessado pague um adiantamento para fechar negócio. Em alguns casos, a farsa é descoberta só quando o locatário chega no imóvel e descobre que ele não está para alugar, o que ocasiona transtorno, prejuízo e frustração.

 

Segundo a Polícia Civil, uma das principais formas para evitar cair no golpe é visitar o imóvel antes de fechar negócio ou de fazer a transação de qualquer valor. A dica é priorizar a locação por meio de imobiliárias ou solicitar informações a pessoas que já foram até o local que se pretende alugar. Outra orientação é estar atento aos valores. Caso seja vítima do golpe, a orientação é registrar o quanto antes o boletim de ocorrência. Ele pode ser feito na unidade mais próxima ou de forma on-line, no site da PCPR, o que agiliza o trâmite e evita deslocamentos desnecessários.