Ponte na Estrada Graciosa é interditada por risco de queda 10/01/2024 - 10:52

Obras emergenciais para contenção de erosão na cabeceira da ponte sobre o Rio Atuba, na Estrada da Graciosa, na altura do número 1.171, no bairro Atuba, divisa com o município de Colombo (Região Metropolitana de Curitiba), vão exigir a interdição total da passagem. O bloqueio é no trecho entre as ruas Rio Juruá e Augusto Fortunato Fernandes.

A previsão inicial é de que os serviços sejam executados em um período que pode variar de três a quatro semanas, dependendo das condições do tempo. A interrupção da ponte ao tráfego é uma medida adotada pela Prefeitura de Curitiba para evitar tragédias, após um levantamento sobre as condições da estrutura ter apontado risco de queda por conta de anomalias causadas pela erosão.

A Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran), que fará a fiscalização no local, informa que o desvio é possível pela rodovia Régis Bittencourt ou pela Avenida da Integração.

A cabeceira da ponte sofreu danos após as chuvas fortes do último trimestre de 2023, muito acima das previstas para o período. O alto volume pluviométrico causou a cheia do Rio Atuba, provocando a erosão na estrutura da passagem. Para restaurar a ponte será necessário uso de uma escavadeira hidráulica para a retirada dos trechos danificados, o que exige o bloqueio do trânsito, tanto dos motoristas quanto dos trabalhadores.