Prefeitura de Curitiba abre hoje cadastramento para vagas em pré-escola e 1º ano 25/09/2023 - 08:45

Famílias com interesse em matricular seus filhos na pré-escola ou no 1º ano do Ensino Fundamental da rede municipal para o ano que vem podem, a partir desta segunda-feira (25/09), fazer o cadastramento na rede municipal de ensino. O prazo fica aberto até o dia 25 de outubro. Segundo a Prefeitura de Curitiba, só precisam fazer esse cadastramento aqueles que ainda não estudam em unidades da rede municipal de ensino. Os demais seguem o fluxo escolar normalmente.

O procedimento é necessário para que a Secretaria Municipal da Educação possa dimensionar as turmas para o ano letivo de 2024.

Para efetivar o cadastramento é necessário o CPF da criança e do responsável.

No cadastro, as famílias poderão indicar de três a cinco opções de unidades de ensino. A distribuição de vagas é feita a partir do endereço da família, sendo que a intenção é garantir a matrícula de cada criança na unidade mais próxima de casa.

O resultado será divulgado no dia 17 de novembro, via o e-mail cadastrado junto à Educação. A Secretaria Municipal da Educação reforça que o cadastramento não representa a efetivação da matrícula. Depois de cadastrar a(s) criança(s), os responsáveis devem aguardar o resultado, que será disponibilizado por e-mail.

Todo o processo de cadastramento é feito pela internet, apenas a efetivação da matrícula é que será feita pessoalmente por alguém da família, diretamente na unidade educacional, com os documentos do responsável e da criança, além do comprovante de endereço.

A Secretaria Municipal da Educação reforça que esse cadastramento (pré-escola e 1º ano) é diferente da solicitação de vagas para crianças de 0 a 3 anos, realizada apenas por meio do site Cadastro On-Line. Essa solicitação pode ser feita a qualquer momento.