Prêmio Carolina Maria de Jesus seleciona escritoras até 10 de junho 05/06/2023 - 15:11

O Ministério da Cultura (MinC) lança a primeira edição do Prêmio Carolina Maria de Jesus de Literatura Produzida por Mulheres 2023, que vai selecionar 40 obras inéditas e premiar suas autoras com R$ 50 mil por escritora. Podem concorrer contos, crônicas, poesias, histórias em quadrinhos, romances e roteiros de teatro redigidos em português do Brasil. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no período de 12 de abril a 10 de junho de 2023, exclusivamente por meio do sistema Mapas Culturais, neste site. A candidata deverá inscrever apenas uma obra inédita em uma categoria. Não poderá haver, em nenhuma parte do texto, a indicação da autora, o que será motivo de desclassificação.

Das 40 obras a serem premiadas, 20% (8) deverão ser de mulheres negras, 10% (4) para mulheres indígenas, 10% (4) para mulheres com deficiência, 5% (2) para mulheres ciganas e 5% (2) para mulheres quilombolas. A Comissão de Seleção também será composta apenas por mulheres, seis no total.

Carolina Maria de Jesus foi uma escritora, compositora e poetisa brasileira, mais conhecida por seu livro "Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada", publicado em 1960. Carolina de Jesus foi uma das primeiras escritoras negras do Brasil e é considerada uma das mais importantes do país.