Projeto de extensão da UFPR oferta aulas de circo para a comunidade 31/05/2023 - 09:22

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com inscrições abertas para aulas de circo. A iniciativa é do departamento de Educação Física e, para participar, é preciso entrar em contato com a equipe do projeto pelo perfil @cirthesis no Instagram e agendar a primeira experiência circense.

O Cirthesis oferece atividades iniciantes (aulas de base e nivelamento) e avançadas, abertas a toda comunidade a partir de 16 anos. Os treinos envolvem ganho de força escalando um tecido ou fazendo uma acrobacia, resistência de abdômen no equilíbrio de ponta-cabeça ou sobre outras pessoas, maior flexibilidade muscular, amplitude de movimentos e coordenação motora.

A metodologia oferece desafios de acordo com o nível de habilidade e condicionamento de cada participante, com acompanhamento individualizado. O progresso do aluno é monitorado com avaliações nas dimensões física e funcional, cognitiva e coordenativa, expressiva e social, registradas em relatórios trimestrais.

As aulas são realizadas no Centro de Educação Física e Desportos da UFPR, no Centro Politécnico (Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100, Jardim das Américas), de segunda a quinta-feira, a partir das 18h, e aos sábados, das 10h às 12h, com possibilidade de horários especiais durante a semana (manhã e tarde). Em 20 anos de atividades na UFPR, mais de 2 mil pessoas já se aventuraram nas aulas desse projeto de extensão.