"Rita Lee é maior do que o rock", diz Fernanda Abreu, que faz show com Beto Lee em homenagem à "Padroeira da Liberdade" 10/08/2023 - 11:11

André Molina
Para celebrar a vida e a obra da Rita Lee, um show reúne Beto Lee e Fernanda Abreu neste sábado (12), no Guairão. A apresentação vai contar também músicos que fizeram história na banda Tutti-Frutti, nos anos 1970, grupo que Rita liderou após deixar o revolucionário “Os Mutantes”.

Beto Lee, que acompanhou a mãe por mais de 10 anos como guitarrista e gravou vários álbuns, fala da turnê pelo Brasil. “Está sendo uma alegria incrível realizar esta turnê e viver esta época tão mágica da minha vida ao lado dos meus pais. Foram durante 12 anos aprendendo, absorvendo e observando a atuação deles como artistas. E com esta banda maravilhosa, que me acompanha, onde todos tocaram com a minha mãe, especialmente, o baixista Lee Marcucci, que foi parceiro da minha mãe na banda Tutti Frutti. Todo mundo na banda passou pela escola. Está sendo uma experiência imensurável”, ressaltou.

O músico fala também sobre a dificuldade da elaboração de um repertório que revisitasse a carreira da Rita Lee, e antecipou o que o público pode esperar do show em Curitiba. “O repertório foi a parte mais difícil deste show porque é baseado em sucessos e minha mãe era uma ‘hitmaker’ de primeira. O que o público pode esperar é um show recheado de hits, como ‘Ovelha Negra’, ‘Lança Perfume’, ‘Agora Só Falta Você’. Vamos passar pelas três etapas da carreira da minha mãe: Tutti Frutti, Mutantes e a parceria dela com meu pai, o Roberto de Carvalho”, conta Beto Lee.

O guitarrista revelou o sentimento de poder contar com a participação especial da cantora Fernanda Abreu, que se revelou ainda no início da década de 1980 com a banda Blitz, e depois consolidou uma carreira solo de sucesso na música pop brasileira. “Sempre fui fã da Fernanda, da banda Blitz, fui em muitos shows da Blitz quando era pequeno. É um prazer tê-la conosco. Temos um entrosamento superbacana”, reforça Lee.

Em entrevista para a Rádio Educativa, Fernanda Abreu fala também sobre essa parceria em homenagem à Rita Lee. “No final de 2022 me convidaram com a Paula Lima e a Carol Biazin para participar cantando duas músicas em um evento de homenagem a Rita Lee no Teatro Bradesco, onde conheci a banda do Beto Lee e a química foi ótima e fui convidada para fazer algumas datas desta turnê de celebração à obra da Rita Lee. E vou participar cantando seis músicas nos shows do Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Brasília”.

Ela ainda fala da relevância da Rita Lee no cenário do rock nacional e na música brasileira. “Na minha opinião, a Rita Lee é muito maior do que o rock. Ela transitou pelo pop, rock, bossa nova. Ela é genial, muito completa, com certeza ela é uma referência absoluta para o rock Brasil desde os Mutantes, quando passou pelo Tutti Frutti e, depois, com uma grande carreira ao lado do Roberto de Carvalho. Ela é gigante”, ressalta Fernanda Abreu.

Fernanda Abreu diz que está ansiosa para o show na capital paranaense. “Tenho lembranças maravilhosas dos shows que fiz em Curitiba. Cantei em várias casas, como ‘Aeroanta’, ‘Coração Melão’ e tantas outras casas, sempre lotadas e com sessão extra. A minha relação com Curitiba sempre foi muito boa. A galera sempre curtiu muito meu som. Recordo-me de uma apresentação incrível de abertura para o show dos Paralamas do Sucesso na Pedreira Paulo Leminski. Vai ser muito bom encontrar o público curitibano

Com a curadoria de Beto Lee, que selecionou os maiores hits entre 50 sucessos de sua mãe, o show “Uma Homenagem a Rita Lee In Concert” será realizado neste sábado (12), no Teatro Guaíra. Ingressos à venda pelo Disk Ingressos ou na bilheteria do teatro.