Roger Waters faz show em Curitiba no fim do ano, afirma produtor 08/05/2023 - 09:25

André Molina

O cantor e baixista Roger Waters deixou os brasileiros fãs do Pink Floyd eufóricos depois de anunciar em seu site oficial as datas de uma turnê sul-americana que passará por Montevidéu (Uruguai) no dia 17 de novembro no Estádio Centenário, em Buenos Aires  (Argentina) no dia 21 de novembro, no Estádio do River Plate, e em Santiago (Chile) no dia 25 de novembro, no Estádio Monumental. O motivo é a possibilidade de o compositor inglês incluir datas em cidades brasileiras no mês de novembro ou dezembro. Entre produtores, jornalistas e profissionais da área cultural comenta-se que nos próximos dias Roger Waters vai divulgar as datas brasileiras, e uma delas seria em Curitiba. De acordo com um dos produtores "é certa a vinda de Roger Waters a Curitiba. Para a definição de datas no Brasil e divulgação dos shows faltam alguns detalhes". 

Atualmente o compositor percorre o mundo com a nova turnê “This Is Not a Drill”, surpreendente e extravagante experiência cinematográfica rock and roll. O show é uma "impressionante denúncia da distopia corporativa com a qual todos lutamos para sobreviver", e uma "chamada de ação para amar, proteger e compartilhar o nosso precioso e precário planeta". O espetáculo traz uma dúzia de grandes canções da era dourada do Pink Floyd junto com várias novidades. "Letra e música, o mesmo escritor, o mesmo coração, a mesma alma, o mesmo homem. Pode ser seu último grito", argumenta Waters com o polêmico tom político ao revelar que se trata de uma turnê de despedida.

Vale lembrar que Roger Waters realizou show em Curitiba em outubro de 2018 no Estádio Couto Pereira. Na ocasião, o ex-baixista do Pink Floyd encheu o estádio e promoveu um espetáculo cheio de efeitos especiais e clássicos indispensáveis da banda que ajudou a fundar. Entre as canções, destacaram-se "Dogs" e "Pigs" do álbum "The Animals", com direito a montagem da fábrica da capa do disco e o famoso porco inflável sobrevoando o público. 

O cantor ainda convidou crianças para fazer o coro na famosa "Another Brick in The Wall" e executou clássicos do venerado álbum "The Dark Side Of The Moon". Em "This Is Not a Drill", o público poderá ficar surpreso com algumas novidades. Uma delas é a presença do clássico "Comfortably Numb" ("The Wall") em uma nova versão, sem o lendário solo de guitarra de David Gilmour. Seria uma mensagem de Roger Waters ao seu principal desafeto da antiga banda? E sobre as últimas críticas e vaias que Roger Waters sofreu, ao se posicionar politicamente em seus shows mais recentes, o ex-Pink Floyd faz uma advertência já no início do show. Após um pedido para o público desligar os celulares, é veiculada a mensagem no telão:  “Se você é uma daquelas pessoas que diz: ‘eu amo Pink Floyd, mas não suporto as mensagens políticas’, seria bom cair fora agora e ir para o bar.” 

Ao que tudo indica, para o fim do ano mais um grande show deverá passar pela capital paranaense, com arrojadas experiências tecnológicas, mensagens políticas e, novamente, muitas polêmicas.