Série paranaense "O Lugar Antes de Mim" será exibida no Cine Passeio 24/07/2023 - 16:22

Será lançado oficialmente na próxima quarta-feira (26) no Cine Passeio o terceiro episódio da série documental transmídia “O Lugar Antes de Mim”. O longa-metragem, dirigido pela paranaense Karla Nascimento, tem como objetivo difundir e valorizar o patrimônio material brasileiro - em especial os sítios arqueológicos, através dos recursos audiovisuais.  

Neste terceiro episódio, o tema serão os sambaquis - montes de conchas, que chegam a ter mais de 60 metros de altura, construídos por povos pré-coloniais, onde também é possível encontrar resquícios de atividades humanas, como fogueiras, restos de animais, artefatos, ferramentas e ainda sepultamentos humanos. Episódio selecionado para exibição no festival italiano FIRENZE ARCHEOFILM – Festival Internazionale del Cinema di Archeologia Arte Ambiente de 2022.   

As filmagens foram realizadas em sítios arqueológicos nos municípios paranaenses de Adrianópolis, Guaraqueçaba e Matinhos, além de Joinville (SC). Também foram entrevistados especialistas no tema e filmados itens de acervos do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE-USP), Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE-UFPR), Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (MASJ) e Museu Paranaense (MUPA). 

"Através da bioarqueologia, a gente tem bastante informações sobre o modo de vida deles. Então tem muita coisa interessante, a partir dos dentes, dos resquícios dos ossos. Essa parte a gente fez na USP, passamos 4 dias gravando lá, entrevistando os pesquisadores de renome na área de estudo de Sambaquis. Acredito que o resultado vai ser surpreendente, no sentido de conhecimento, as pessoas ficarão bem surpresas por ter contato com essa cultura que se afasta da gente pelo menos mil anos antes das chegadas dos europeus. A datação mais antiga que tem no filme é de 10 mil anos atrás, tem muita coisa relacionada à produção artística deles, nós temos Zoólitos, Zoósteos, peças magníficas de beleza extrema, feitas há milhares de anos atrás”, comenta Karla Nascimento, diretora e roteirista .

Para o diretor de fotografia do “O Lugar Antes de Mim”, Beto Carminatti, o processo de produção do documentário foi algo que impactou a todos. “O que fica na experiência desse trabalho, por ser um seriado, é que a cada capítulo se tem uma evolução do processo, em todos os aspectos. Além do companheirismo sempre presente na equipe, em todos os setores, existe o impacto sensorial em todas as atividades. A aventura de desbravar lugares, encontrar paisagens surpreendentes e o desafio sempre inspirador de criar uma concepção imagética de linguagem, ao mesmo tempo científica, artística, cultural e educativa”, afirma.

SERVIÇO
Exibição do 3º episódio da série “O Lugar Antes de Mim – Sambaquis”
Data: 26/07/23 (quarta-feira)
Horário: 19h30
Local: Cine Passeio – Sala Valêncio Xavier
Endereço: Rua Riachuelo, 410, Centro, Curitiba-PR.
Entrada gratuita

Mais informações no site da série