Sessões no Jardim une rap da periferia, urbanismo, memória e MPB em sua segunda edição 15/06/2022 - 15:24

Com a sanha de continuar a promover encontros, debates, música e cultura de forma ampla, irrestrita e inclusiva, o projeto Sessões no Jardim terá nova edição neste sábado (18), a partir das 13h, no Petrisserie – Cultura e Gastronomia, espaço cultural que fica no bairro Mercês, em Curitiba.

Os convidados deste segundo episódio são a Trupe Periferia, coletivo de teatro marginal formado por jovens poetas e músicos da periferia de Curitiba; Iaskara Florenzano, arquiteta e urbanista, que apresenta a palestra “Rebouças, Curitiba: Entre o Ápice e o Abandono”; e Marlos Soares, músico e compositor curitibano, professor de escola pública – com canções gravadas pela banda Namastê e participação de Zeca Baleiro. A proposta, assim como na estreia, em maio deste ano, é que um fio condutor una os temas indiretamente e seja o guia para uma tarde cheia de surpresas e aprendizado, de trocas e conhecimento.

 

Rap e teatro da periferia 

A Trupe Periferia, coordenada pelo ator, diretor, performer e ativista Kenni Rogers, é um dos projetos mais importantes de inserção social e artística de Curitiba, ao propor o encurtamento da distância entre o Centro de Curitiba e as quebradas da cidade. O coletivo foi destaque no Festival de Curitiba 2022 com o espetáculo-poesia “A Bala Alojada na Arte”, apresentado na rua. Também participou da FLIBI – Festa Literária da Biblioteca Pública do Paraná e da FLIMO - Festa Literária de Morretes. A Trupe retrata os problemas sociais do Brasil em cena, versos, slams (batalhas de rap), manifestos e improvisos. O mais recente trabalho da turma, "Meninos da Rua XV", aborda as histórias por trás dos corpos em situação de rua, em especial as crianças e os jovens.

 

Palestra e memória

Na sequência, o Sessões no Jardim convida Iaskara S. Florenzano para uma palestra que se conecta com o resguardo do patrimônio público e também certa “desmemória”, que insiste em caducar a cabeça do brasileiro. O tema é “Rebouças, Curitiba: Entre o Ápice e o Abandono”. O ponto de partida será o seu recém-lançado livro “Um Olhar Sobre o Patrimônio Industrial do Rebouças”. “É importante ocupar os espaços, falar sobre nosso patrimônio cultural. Só preservamos aquilo que conhecemos e com o que nos identificamos”, diz Iaskara, também pesquisadora do grupo “Arquitetura, Prospecção e Memória: Um Olhar sobre a Cidade Construída”, projeto ligado à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

 

Música autoral

Depois dos debates possíveis e prováveis, a música de Marlos Soares, na companhia do violoncelista Claudinei Lima, encerra o encontro. Marlos diz que sempre quis contar e cantar histórias. O curitibano rodou os bares da cidade, e fez morada no icônico Bardo Tatára. Abriu show de Lenine no Teatro Guaíra, e transita, sonoramente, por uma brasilidade autêntica e despretensiosa. “Tem uma frase de uma música minha, ‘Paradeiro’, de que gosto muito: ‘levo-me para encontrar um bom lugar para perder o rumo.’ Penso que esse tipo de proposta, o Sessões no Jardim, é sobre diálogo, empatia, olho no olho. Porque é preciso recuperar a nossa humanidade”, diz o músico, que em 2015 lançou o álbum “Lá(r), e que prepara um novo trabalho para breve.

 

O projeto

O Sessões no Jardim é um desses raros acontecimentos pós-bar concretizado. De autoria de Felipe Petri, chef e proprietário do Petrisserie, e de Cristiano Castilho, jornalista responsável pela curadoria e pela mediação dos encontros, tem a proposta de receber um público diverso e espontâneo, iniciado ou não, para acompanhar música ao vivo, performances, discotecagens, intervenções e conversas sobre assuntos que nos afetam – o fazer artístico, o pós-pandemia, a nossa relação com a cidade, política, e as artes em geral. Na primeira sessão, os convidados foram a cantora e compositora Aelle, o físico quântico Gabriel Guerrer e a cantora e compositora Janaina Fellini.

 

SERVIÇO

Sessões no Jardim – com Trupe Periferia, Iaskara Florenzano e Marlos Soares

Dia 18 de maio, sábado

A partir das 13h

Petrisserie - Cultura e Gastronomia

Rua Tenente João Gomes da Silva, 405, Mercês

R$ 13 (valor revertido aos artistas)

 

GALERIA DE IMAGENS