Sociedade de Infectologia pede reforço da vigilância sobre Covid-19 18/08/2023 - 11:29

A Sociedade Brasileira de Infectologia emitiu nota informativa nessa quinta-feira (17) sobre a nova variante de interesse da Covid-19, a Éris ou EG.5, monitorada pela Organização Mundial da Saúde. Segundo a entidade, nada mudou no cenário epidemiológico no Brasil, mas reforça a necessidade de que a  vigilância seja redobrada e que exames genéticos das amostras positivas do coronavírus coletadas nos testes RT-PCR sejam feitos em casos sintomáticos de covid-19, para que qualquer mudança de cenário seja detectada o mais rápido possível.

 

A nota foi divulgada após a Universidade Federal do Rio de Janeiro ter recomendado a retomada do uso de máscaras em aglomerações e ambientes fechados na universidade, como prevenção contra a covid-19. De acordo com a universidade, foi detectado o aumento moderado e progressivo nos testes positivos de covid-19. A nova subvariante da Ômicron já foi identificada em 51 países. Ela apresenta maior capacidade de transmissão e escape imune, o que pode aumentar o número de casos.

 

A recomedação para a população é manter o calendário vacinal em dia com as doses de reforço. A vacina bivalente aumenta a proteção contra as subvariantes da Ômicron, como e o caso da Éris.