TSE inicia distribuição de urnas para as eleições municipais de 2024 06/09/2023 - 10:25

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a distribuição das novas urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais de 2024 em todo Brasil. Serão distribuídos cerca de 220 mil equipamentos. O envio do modelo UE2022 para os Tribunais Regionais Eleitorais vai até março do ano que vem, quando será concluída a produção dos novos equipamentos.

As Eleições Municipais de 2024 vão marcar a estreia das novas urnas. O novo modelo possui recursos mais modernos já produzidos para a votação eletrônica no país. Após a realização de diversos testes de qualidade nos protótipos, as urnas foram submetidas a testes de resistência para avaliar se as máquinas estão corretamente projetadas e adequadas. Também são feitos simulados, tanto com os novos quanto com os equipamentos mais antigos, para testar o ecossistema da urna.

Os novos equipamentos também vão ser submetidos ao Teste Público de Segurança da Urna, que deve ser realizado de 27 de novembro a 1º de dezembro deste ano.